Câmara lamenta falecimento de Dom Gentil Delazari e de Jota Alves
A Câmara de Sinop lamenta profundamente a morte de dois personagens muito conhecidos do meio público do município: o bispo emérito Dom Gentil Delazari e o comunicador Jota Alves, ambos ocorridos na noite desta segunda-feira (31 de outubro).
Dom Gentil Delazari tinha 82 anos e estava internado no Hospital Santo Antônio. Em nota à imprensa, o bispo diocesano Dom Canísio Klaus exaltou seu trabalho. “A Diocese de Sinop agradece a Deus por todo o trabalho, dedicação e entrega generosa deste servo e missionário, que apascentou por 21 anos nossa Igreja Diocesana e por seis anos permaneceu conosco como Bispo Emérito. Seu ministério episcopal foi caracterizado pelo anúncio incansável do evangelho, tornando Cristo mais conhecido e amado”.
Nascido em 9 de setembro, em Encantado/RS, Dom Gentil Delazari foi ordenado padre aos 28 anos, em Relvado/RS. Também foi formador e vice-reitor do seminário Sagrado Coração de Jesus e de Viamão/RS, reitor do Seminário São João Batista e do Seminário Propedêutico. Dirigiu o Centro Diocesano de Vocações, além de ser coordenador da Cúria, professor na PUC e de outras universidades, dentre outras funções na Igreja Católica.
Foi ordenado bispo em 27 de março de 1994, em Lajeado/RS, e tomou posso como bispo coadjutor da Diocese de Sinop em 23 de junho daquele ano. No ano seguinte, assumiu como bispo titular, onde pastoreou até 20 de janeiro de 2016.
A causa da morte não foi divulgada. O velório teve início na manhã desta terça e às 17h será celebrada a Missa de Exéquias, seguida do sepultamento na Cripta da Catedral.
Também na noite de segunda, o comunicador, radialista e publicitário José Alves de Oliveira, conhecido como Jota Alves, morreu aos 65 anos. Jota foi um dos pioneiros da comunicação sinopense, deixando sua voz marcante e dedicação à comunicação um legado para Sinop. Era proprietário de uma produtora e atuava como publicitário.
O presidente da Câmara de Sinop, Élbio Volkweis, lamentou a morte destas figuras públicas. “Realmente, é um dia muito triste, tanto para a Igreja Católica quanto para a área de comunicação. Dom Gentil deixa um legado de liderança em Sinop, assim como Jota Alves sempre será lembrado pela história que construiu em nosso município”.
O velório ocorre no Memorial Luz e Vida, com sepultamento previsto para 16h30, no Cemitério Municipal.