Câmara mirim adia início dos trabalhos

por assecom — publicado 26/03/2014 19h16, última modificação 17/12/2014 19h59
Problemas em duas escolas provocaram o adiamento do início dos trabalhos no parlamento mirim.

O adiamento do início dos trabalhos legislativos deste ano da Câmara Mirim de Sinop foi pedido pelas escolas. A primeira sessão do ano deveria ser realizada nesta quarta-feira (26), teve que ser suspensa. O motivo, segundo a coordenadora da Câmara Mirim, Margarete Paludo, duas instituições de ensino tiveram problemas com seus vereadores mirins e solicitaram o adiamento dos trabalhos. 

“Foram problemas de última hora e agora essas escolas terão que realizar novas eleições. Para que elas não sejam prejudicadas, já que serão feitas (eleições) na próxima semana e possam participar do processo (Câmara Mirim), decidimos então adiar os trabalhos”, explicou.

Apesar da suspensão da primeira sessão ordinária mirim do ano, o calendário legislativo, segundo a coordenadora, não será prejudicado. Este ano estão previstos 16 encontros, sendo oito sessões ordinárias e oito encontros para palestras. Conforme Paludo, serão duas reuniões legislativas mirins por mês, na primeira e terceira semanas de cada mês. A primeira agora será no dia 9 de abril. 

A previsão inicial era que os trabalhos tivessem início em fevereiro, mas a greve na rede pública de ensino prejudicou o início do ano legislativo mirim. A realização de novas eleições em seis escolas (Sadao Watanabe, Albert Sabin, São Vicente de Paula, Ênio Pipino, Edeli Montovani e Cleufa Hubner) também ajudou no atraso do fim do recesso no parlamento mirim. 

Os encontros mirins este ano devem acontecer nos dias 09 e 23 de abril, 14 e 28 de maio, 11 e 25 de junho, julho haverá recesso, 13 e 27 de agosto, 10 e 24 de setembro, 15 e 29 de outubro, 12 e 26 de novembro e o encerramento no dia 10 de dezembro.