Câmara Mirim elege nova mesa diretora e aprova 7 indicações

por José Roberto Gonçalves/Assessoria Câmara Municipal — publicado 08/09/2022 17h20, última modificação 08/09/2022 17h22

A chapa ‘Essências do Futuro’ saiu vencedora por ampla maioria de votos, e agora seus representantes compõem a nova Mesa Diretora para o segundo semestre legislativo da Câmara Mirim de Sinop, eleita em votação aberta nesta quinta-feira (8), no Plenário Deputado Jorge Abreu.

A estudante Brendha Regina Nering (EE Djalma Guilherme da Silva) será a presidente, tendo como vice-presidente Luciana de Souza Chiquezi (EE Paulo Freire). José Otniel Rosa (EE Cleufa Hübner) será o primeiro-secretário, com Alice Welter Strapasson (EE Edeli Mantovani) como segunda-secretária.

Para Brendha, essa é uma oportunidade para o cumprimento do exercício cívico de cidadã sinopense. “Poderei ter essa vivência na adolescência e descobrir se tenho vocação e conhecimento para colocar em prática no futuro. É uma responsabilidade ser neste semestre a presidente da Casa de Leis Mirim”, destacou.

Logo após a eleição, a nova mesa já se compôs e a segunda sessão ordinária foi realizada. Ao todo, os vereadores mirins aprovaram sete indicações, que serão levadas aos seus respectivos vereadores padrinhos.

Entre as indicações, o pedido para sinalização e instalação de semáforos no cruzamento das avenidas André Maggi e Figueiras, além do patrolamento e cascalhamento de ruas no Setor Industrial Sul e no bairro Santa Rita.

Os pequenos vereadores também pediram a reforma de quadra de esportes na Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes, limpeza da área verde da Estrada Alzira, além de sinalização vertical e horizontal e iluminação pública no Setor Industrial Sul

Vale lembrar que, após a conclusão do primeiro mandato legislativo, do qual participaram os 15 vereadores mirins titulares, agora é a vez dos 15 suplentes assumirem suas funções neste segundo semestre de 2022.

O PROJETO

O projeto Câmara Mirim foi criado em 2002 e implantado em janeiro do ano seguinte na Câmara Municipal de Sinop, contemplando escolas públicas e privadas do município. Os jovens estudantes têm de 12 a 15 anos e são estimulados a exercitarem sua cidadania, contribuindo com a melhoria do Poder Legislativo.

Os vereadores mirins e seus respectivos suplentes cumprem dois anos de mandato. O número acompanha a quantidade de vereadores municipais, sendo escolhidos através de votação nas escolas, mediante campanha, ou, na falta desta, indicação pela direção escolar.

Cada legislatura tem mandado de um semestre, totalizando quatro Mesas durante os dois anos de mandato. A cada seis meses, titulares e suplentes se alternam.