Câmara Mirim empossa vereadores e suplentes

por José Roberto Gonçalves/ Assessoria Câmara Municipal — publicado 15/03/2022 18h39, última modificação 15/03/2022 18h39

A Câmara Mirim se reuniu nesta terça-feira (15), no Plenário Jorge Abreu, para que os 15 vereadores mirins tomassem posse de seus cargos, e realizar a diplomação dos 15 suplentes. Cada um deles foi apadrinhado por um dos vereadores, conforme sorteio realizado na última sexta (11).

As atividades da Câmara Mirim estão sendo reativadas após um período de dois anos suspensas em virtude da pandemia.

O presidente da Câmara, vereador Élbio Volkweis (Patriota), reforçou que o projeto é uma oportunidade dos jovens aprenderem sobre política. “A vida é política. A política está presente na família, na escola, com os amigos. Aos poucos, eles vão se ambientando e trazendo suas contribuições”, destacou.

Os vereadores mirins e seus respectivos suplentes cumprem mandato de dois anos. A eleição da Mesa Diretora será realizada na primeira sessão legislativa mirim, no dia 6 de abril. Cada diretoria terá mandado de um semestre legislativo mirim, totalizando quatro Mesas durante os dois anos de mandato – a cada seis meses, titulares e suplentes se alternam.

As sessões serão realizadas quinzenalmente, sempre nas primeiras e terceiras quartas-feiras de cada mês, das 14h às 16h, em acordo com o Regimento Interno Legislativo. Os vereadores votarão o calendário que prevê as datas dos encontros já na primeira sessão.

De acordo com a chefe de divisão legislativa mirim, Franciele Pelissari, a oportunidade de ser um parlamentar mirim enriquece o aprendizado e a vivência de cada jovem. “Essa experiência agrega muito para o pessoal e o profissional de cada um deles. Aqui eles saberão os direitos e os deveres, para serem pessoas instruídas, e sobre a importância de saber o que é e como lidar com a política”, explica.

Para o vereador mirim José Otniel Rosa, da Escola Estadual Cleufa Hübner, essa é uma oportunidade para o cumprimento do exercício cívico de cidadão sinopense. “Poderei ter essa vivência na adolescência e descobrir se tenho vocação e conhecimento para colocar em prática no futuro”.

Cada ‘pequeno parlamentar’ é assessorado pela figura do ‘Vereador Padrinho’, que tem a obrigação de prestar apoio e dar orientações – quando necessárias – ao vereador mirim, para que o mesmo contribua com indicações e sugestões por ele apresentadas e que possam ser apreciadas pelo Plenário da Câmara.

Neste ano, participam estudantes das seguintes unidades: Escolas Estaduais Cleufa Hübner, Bom Jardim, Nilza de Oliveira Pipino, Paulo Freire, Djalma Guilherme, Nossa Senhora da Glória, Prof.ª Zeni Vieira, Prof.ª Maria de Fátima Gimenez Lopes, Nossa Senhora de Lurdes, Olímpio João Pissinati Guerra, Ênio Pipino, Edeli Mantovani, Colégio Objetivo Albert Sabin e Colégio Regina Pacis.

O PROJETO

Criado em 2002, por meio da Resolução nº 005/2002, e implantada em janeiro do ano seguinte na Câmara Municipal, o projeto contempla tanto escolas públicas quanto privadas do município de Sinop.

A ideia é estimular jovens e adolescentes, entre 12 e 15 anos, devidamente matriculados, a exercerem sua cidadania, contribuindo com a melhoria do Poder Legislativo, além de despertar a consciência de seus direitos e deveres, aliada à responsabilidade com seu meio escolar e social.

Em 2022, a Câmara Mirim completa 19 anos, e durante este período, aproximadamente 160 alunos –, ligados diretamente ao Legislativo – já passaram pelo projeto, que já beneficiou diversas instituições sociais por meio de reivindicações e sugestões que, posteriormente, foram transformadas em Indicações e/ou Projetos de Lei.

Compõem a Câmara Mirim de Sinop, nestes primeiros seis meses, os seguintes vereadores mirins:

Isabelly Lomar Matos (EE Nossa Senhora de Lourdes) – Juventino Silva;

José Otniel Rosa (EE Cleufa Hübner) – Toninho Bernardes;

Luiz Felype Lando Monegat (EE Olímpio João Pissinati Guerra) – Adenilson Rocha;

Ana Clara Silva Souza (Prof.ª Maria de Fátima Gimenez Lopes) – Célio Garcia;

Pedro Henrique Pinheiro Teodoro (Colégio Regina Pacis) – Mário Sugizaki;

Alice Welter Strapasson (EE Edeli Mantovani) – Dilmair Gallegaro;

Luis Antônio Barbosa da Silva (EE Nossa Senhora da Glória) – Celsinho do Sopão;

Lorenzo Comerlato Diniz (Colégio Objetivo Albert Sabin) – Professora Graciele;

Vitória Botton (EE Djalma Guilherme da Silva) – Moisés do Jardim do Ouro;

Rayka Sabadini de Almeida (EE Enio Pipino) – Luis Paulo;

Larissa Carla Cichaseski (EE Nilza de Oliveira Pipino) – Elbio Volkweis;

Danilo Pereira Barbosa (EE Zeni Vieira) – Lucinei;

Beatriz Barbosa Goldinho (EE Paulo Freire) – Ademir Debortoli;

Bruna Vitória Moraes Santos (EE Paulo Freire) – Paulinho Abreu;

Kauan Henrique Moura de Aquino (EE Bom Jardim) – Professor Hedvaldo.

registrado em: