Câmara Mirim empossa vereadores e suplentes do biênio 2023/2024

por Igor Marangon/Assessoria Câmara Municipal — publicado 15/03/2023 18h28, última modificação 15/03/2023 18h28
Câmara Mirim empossa vereadores e suplentes do biênio 2023/2024

Foto: Jaime Jr./ Asessoria CMS

A Câmara Mirim de Sinop se reuniu nesta quarta-feira (15), no Plenário Jorge Abreu, para realizar a sessão solene que empossou os 15 vereadores mirins para seus cargos, e realizar a diplomação dos 15 suplentes. Cada um deles foi apadrinhado por um dos vereadores, conforme sorteio realizado na última quinta (09). A Solenidade foi presidida pelo vereador Paulinho Abreu (PL), presidente da Câmara Municipal, e contou com a presença dos demais parlamentares.

O presidente da Câmara destacou a importância do projeto no Legislativo e na educação dos jovens. “É um projeto muito importante para que os jovens e pré adolescentes possam participar da política de Sinop, vendo as demandas dos bairros e das comunidades, que podem virar indicação para os vereadores, e isso é, sem dúvidas, muito importante para a formação deles também”, afirmou.

Os mandatos dos vereadores mirins e seus respectivos suplentes têm duração de dois anos, durante os quais serão realizadas quatro eleições para a Mesa Diretora. A primeira eleição ocorrerá na primeira sessão legislativa mirim, em 19 de abril. Cada mesa terá um mandato de um semestre legislativo mirim, alternando titulares e suplentes a cada seis meses.

De acordo com o Regimento Interno Legislativo, as sessões da Câmara Mirim serão realizadas quinzenalmente, nas primeiras e terceiras quartas-feiras de cada mês, das 14h às 16h. O calendário com as datas dos encontros será votado pelos jovens parlamentares na primeira sessão.

Para o vereadora mirim Beatriz Barbosa Goldinho, da Escola Estadual Edeli Mantovani, participar do projeto é uma oportunidade de aprender como funciona o legislativo e buscar melhorarias para toda a comunidade. Eu espero poder aprender mais ainda nesse ano, como ser uma cidadã mais consciente e também ajudar, como vereadora mirim, representando minha escola e minha cidade, conseguindo melhorias para minha comunidade”, afirmou Beatriz.

Cada jovem parlamentar é acompanhado pelo "Vereador Padrinho", que é responsável por prestar suporte e orientação quando necessário, para que o vereador mirim contribua com sugestões e indicações que possam ser analisadas pelo Plenário da Câmara.

A Câmara Mirim foi implantada em janeiro de 2003, após sua criação em 2002. Seu propósito é incentivar a participação de jovens e adolescentes, entre 12 e 15 anos de idade e matriculados em escolas públicas e privadas do município de Sinop, a exercer sua cidadania, contribuindo para aprimorar o Poder Legislativo e conscientizando-os sobre seus direitos e deveres. Este projeto busca despertar o senso de responsabilidade desses jovens e incentivá-los a participar ativamente da vida política da comunidade.

No ano de 2023, o projeto completará duas décadas de existência. Ao longo desse período, cerca de 160 estudantes já participaram do programa, que resultou em várias melhorias para as instituições sociais da região. As reivindicações e sugestões apresentadas pelos estudantes foram transformadas em Indicações e até mesmo Projetos de Lei, beneficiando assim a comunidade de forma significativa.

registrado em: