Câmara Mirim encerra ano legislativo com palestra sobre bullying

por Suzana Machado/Assessoria Câmara de Sinop — publicado 29/11/2017 18h23, última modificação 29/11/2017 18h23

A Câmara Mirim encerrou seu ano legislativo orientando os parlamentares mirins e 180 alunos da rede pública de ensino de Sinop sobre bullying, por meio de palestra realizada na tarde desta quarta-feira (29).

A explanação do tema contou com a presença da psicóloga Marina Spanholi e teve ainda a participação da Companhia de Teatro Teart, que apresentou a peça “O lobo que queria ser mau”.

De acordo com a psicóloga, as escolas devem trabalhar mais o tema junto aos estudantes, principalmente porque, em muitos casos, crianças e adolescentes que são vítimas de bullying podem não deixar os sinais totalmente explícitos. “A maioria das pessoas que sofrem esse tipo de violência já são mais quietas, retraídas por natureza, o que dificulta a demonstração comportamental de que algo de errado está acontecendo e o indivíduo que pratica o bullying sabe onde praticar e em qual momento as demais pessoas não irão perceber o que está sendo feito. Por isso quanto mais orientação os estudantes tiverem, discutindo o tema no dia a dia, por meio de dinâmicas, maior será a eficiência dessas informações”, destaca Marina.

O evento encerrou o ano legislativo da Câmara Mirim, que mesclou sessões e palestras educativas em sua programação ao decorrer do ano, como afirma o coordenador Cleverton Rodrigo de Oliveira. “Abordamos temas variados e ligados ao cotidiano dos estudantes e nos sentimos satisfeitos com o trabalho realizado, por meio do qual conseguimos, inclusive, auxiliar diversos alunos que enfrentavam, naquele momento, problemas relacionados aos assuntos discutidos”, complementa o coordenador.

Participaram da palestra estudantes das escolas estaduais Maria de Fátima Gimenez, Djalma Guilherme da Silva e Ênio Pipino e da Escola Municipal de Ensino Básico Armando Dias.