Câmara Mirim faz primeira sessão ordinária do ano

por assecom — publicado 12/06/2014 14h30, última modificação 17/12/2014 19h59
Vereadores elegeram mesa diretora e membros das comissões e votaram projeto e indicações sugestivas.

Embora tenha sido o quarto encontro, os vereadores mirins realizaram nessa quarta-feira (11), o primeiro encontro legislativo do ano. E já na primeira reunião de trabalho elegeram a mesa diretora e os membros das comissões, além disso, votaram uma pauta com um projeto de resolução, que fixa o calendário legislativo deste ano, e três indicações sugestivas. 

Para concorrer à mesa, apenas uma chapa foi apresentada e Jonas de Melo Rodrigues foi eleito presidente. Evelyn Beatriz Soares Neves, vice presidente, Bárbara Fumagali, primeira secretária e Bruna Alexandre, segunda secretária. 

O presidente destacou a importância de se fazer parte do parlamento mirim, pois “é uma oportunidade para saber como funciona ainda mais para quem não pretende parar na Câmara Mirim, e quer ser vereador, prefeito deputado e até presidente”, e lembrou que a meta é aproximar a comunidade, principalmente escolar, do Poder Legislativo. “Vamos buscar uma aproximação com a comunidade, aproximar as escolas, os alunos, para que participem apresentem suas sugestões, pois a mãe de um aluno diz em casa que uma cosia precisa no bairro já é uma sugestão que a gente poderá apresentar aqui”, explicou. 

“Estar aqui é muito bom, pois a gente conhece como funciona a Câmara (Poder Legislativo)”, disse a vereadora mirim Bárbara. “Podemos conhecer também como é o processo político”, lembrou a vereadora mirim, Isabela Dominique. 

A coordenadora da Câmara Mirim, Margarete Paludo, explicou que devido a desistência de alguns vereadores mirins que mudaram de escolas ou de cidade, três escolas tiveram que eleger novos vereadores. “Estávamos esperando a escolha desses vereadores mirins para que pudéssemos fazer a sessão ordinária e eleger a mesa e só agora conseguimos”, explicou quanto a demora em realizar os trabalhos legislativos. “Até o final desse semestre não haverão mais palestras, somente sessões ordinárias para compensar as que não foram realizadas”, informou. Ao todo são dois encontros por mês sendo um para trabalhos legislativos e outro para palestras educativas. 

Alunos da escola Edeli Mantovani acompanharam os trabalhos dos vereadores mirins que terão a próxima sessão ordinária no dia 25 deste mês.