Câmara mirim faz última sessão e jovens assistem palestra sobre álcool e drogas

por assecom — publicado 25/11/2013 15h03, última modificação 17/12/2014 19h59
Jovens de 16 e 17 anos admitem que já ingeriram bebida alcoólica e amigos foram influência

Foi a última sessão ordinária do ano para a Câmara Mirim de Sinop. Na sexta-feira (20, os vereadores mirins analisaram, votaram e aprovaram oito indicações sugestivas como a realização cursos profissionalizantes, iluminação pública, asfaltamento de ruas e estradas, limpeza em bairros, estacionamento para bicicletas e implantação de coleta seletiva de lixo. As sugestões serão encaminhadas aos vereadores padrinhos que irão decidir se colocam em discussão na sessão da Câmara. 

Todo o trabalho do parlamento mirim foi acompanhado por alunos das escolas estaduais Ênio Pipino e Jorge Amado. Foi também uma oportunidade para que pudessem conhecer os riscos do uso de drogas e álcool. O delegado Pablo Borges Rigo, coordenador regional do projeto De bem com a vida sem álcool e sem violência, explicou aos estudantes os riscos que os jovens correm ao ingerir bebida ou usar drogas.

O aluno que iremos chamar de Paulo, de 17 anos, disse que desde os 14 ingere bebida com álcool. Ele contou que foi numa festa com amigos que teve o primeiro contato e depois disso nunca mais parou.

“Eu bebo só nos finais de semana quando saio com os amigos, vou numa festa. Deixa a gente mais solto, mais alegre”, explicou quando questionado sobre os motivos pelos quais bebia. “Sei que não é bom e essas palestras nos alertam sobre os riscos”, assinalou referindo-se sobre a importância de projetos como este.    

Daiane, de 16 anos, disse que já experimentou bebida alcoólica, aos 14 anos, mas nunca mais teve vontade de tomar novamente. 

“Bebi escondido de minha mãe, mas nunca mais tomei, pois como eu era novinha e nunca tinha bebido, um pouquinho que tomei já fiquei tonta e é muito ruim”, contou. “Nunca mais bebi e essas palestras são boas porque elas mostram a realidade do que a bebida, as drogas podem causar e não são nada boas”, alertou. 

A explanação faz parte dos trabalhos da Câmara mirim que, assim como a Câmara, decidiu apoiar o projeto que é desenvolvido pela Polícia Civil nas escolas do município. Os vereadores mirins irão visitar os colégios e falar sobre os riscos do uso do álcool e das drogas. No próximo dia primeiro de dezembro os parlamentares mirins também devem participar da caminhada Toque de Proteger que será realizada pela Câmara, Polícia Civil e entidades parceiras. 

A meta é conscientizar jovens sobre os riscos do álcool, das drogas e da violência e divulgar a lei Toque e Proteger que passará a ser aplicada. A caminhada será feita ao longo da avenida Júlio Campos, principal da cidade e que nos finais de semana tem grande concentração de jovens. 

Os trabalhos do parlamento mirim retornarão em fevereiro de 2014.