Câmara Mirim participa de palestra sobre Projeto Sinopóleo

por Assessoria Câmara Municipal — publicado 07/06/2023 17h30, última modificação 07/06/2023 17h30
Câmara Mirim participa de palestra sobre Projeto Sinopóleo

Foto: Thiago Silva/Assessoria Câmara Municipal

Os vereadores mirins da Câmara Municipal de Sinop participaram, na tarde desta quarta-feira (07), de uma atividade promovida em parceria com o projeto Sinopóleo. A palestra foi realizada no Plenário Jorge Abreu.

No encontro, a bióloga da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Danielli Rodrigues dos Santos Machado, apresentou o Projeto, que consiste na coleta de óleo de cozinha usado, aos jovens parlamentares e servidores do Legislativo. A Câmara Municipal será um dos pontos de coleta do Sinopóleo.

O óleo usado, que seria descartado no meio ambiente e causaria contaminação do solo e lençol freático, é recolhido pela empresa Sinopóleo nos pontos de coleta, e enviado para tratamento, tornando-se biocombustível. O combustível derivado do óleo usado é ecologicamente correto, emitindo 65% menos CO₂ em nosso ar e isento de enxofre.

A palestra teve como objetivo conscientizar os alunos e fomentar a aplicação dos projetos em mais escolas do município. Na prática, cada aluno recolhe o óleo de cozinha usado em casa, armazenando-os em garrafas PET e leva-o até a unidade escolar. A cada litro recolhido, a escola receberá R$1,00.

As Escolas do Município que já aderem ao programa e são pontos de coleta de óleo de cozinha usado são identificadas com um cartaz informativo sobre o projeto. Independentemente de terem ou não filhos matriculados nessas escolas, toda a população poderá destinar o óleo usado para a reciclagem.

O próximo encontro da Câmara Mirim será realizado no dia 21.06, as 14:30h, no Plenário da Câmara Municipal.

registrado em: