Câmara Mirim visita Parque Florestal de Sinop

por Assessoria Câmara Municipal — publicado 05/07/2023 18h24, última modificação 05/07/2023 18h24

Os vereadores mirins da Câmara Municipal participaram, na tarde desta quarta-feira, de uma atividade no Parque Florestal de Sinop. O encontro contou com a participação do Presidente da Câmara, Paulinho Abreu (PL), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ivete Mallmann, e representantes de entidades parceiras do Parque.

O Parque Florestal passou por obras de revitalização e foi reinaugurado no último dia 15 de junho. O espaço agora conta com sede administrativa e um auditório com capacidade para 100 pessoas. No auditório, os jovens parlamentares participaram de uma breve fala que apresentou um pouco da biodiversidade do município.

“É um orgulho termos o poder legislativo parceiro da Secretaria de Meio Ambiente. Para nós é uma honra receber os vereadores mirins aqui, pois sabemos que cada aluno representa uma coletividade. Sinop tem a singularidade de possuir duas áreas de preservação no perímetro urbano. Somos o portal da Amazônia, o que coloca nossa cidade em um espaço de importância no contexto ambiental. E é uma alegria que os vereadores mirins e toda a população possam conhecer o espaço do Parque Florestal”, afirmou a Secretaria de Maio Ambiente, Ivete Mallmann.

Além de uma rica biodiversidade e variadas espécies de animais, como, por exemplo, duas espécies de macacos ameaçados de extinção, o Parque conta com um ambulatório para tratamento de animais, sala de pesquisa, sala para estagiários, biblioteca e espaços de lazer.

Os parlamentares mirins puderam conhecer um pouco dos 103 hectares de área natural preservada no município, participar da trilha em meio à mata e avistar espécies de animais que habitam o espaço.

O Presidente da Câmara, Paulinho Abreu, ressaltou a importância de proporcionar essa atividade com os vereadores mirins e de conscientizar quanto a preservação do meio ambiente. “Nós estamos extremamente satisfeitos em proporcionar aos nossos jovens líderes a oportunidade de vivenciar uma aula de educação ambiental no Parque Florestal da cidade. Acreditamos que investir na conscientização ambiental desde cedo é fundamental para construir um futuro sustentável. Essa experiência enriquecedora fortalece o compromisso dos jovens com a preservação do meio ambiente e os capacita a se tornarem defensores ativos da nossa natureza. Estamos orgulhosos de ver o engajamento e entusiasmo demonstrados pelos vereadores mirins e temos certeza que eles serão multiplicadores de todo conhecimento que tiveram nesta atividade”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente pretende abrir uma série de atividades e visitas das escolas do município. O Parque Natural Municipal Florestal de Sinop é aberto para visitação de terça a domingo, das 8h às 17h. O portal de entrada fica localizado na Rua das Orquídeas, no Jardim das Primaveras.

registrado em: