Câmara participa de debate sobre emancipação do campus de Sinop da UFMT

por Assessoria Câmara Municipal — publicado 30/08/2021 17h50, última modificação 30/08/2021 17h50
Câmara participa de debate sobre emancipação do campus de Sinop da UFMT

Foto: Jaime Jr./C.M.S.

A Câmara Municipal de Sinop participou, na manhã desta segunda-feira (30.08), de uma reunião com lideranças políticas municipais, estaduais e federais, além de representantes da Universidade Federal de Mato Grosso e UNESIN, para debater a criação da Universidade Federal do Nortão de Mato Grosso, por meio da emancipação do campus de Sinop da Universidade Federal de Mato Grosso. 

O encontro teve por objetivo unir forças políticas pela descentralização administrativa da universidade, aumentando a autonomia e os investimentos em ensino, pesquisa e extensão. 

“A emancipação da UFMT será uma grande conquista pra todos nós, porque a gente entende que além de ter os estudantes locais e de fora, vão trazer mais recursos e movimentação pra cidade. A administração local vai proporcionar mais clareza e também a possibilidade de brigar por cursos que atendam as necessidades locais,”, afirmou o prefeito de Sinop, Roberto Dorner (Republicanos). 

O presidente do Legislativo Sinopense, Elbio Volkweis (Patriota), reforçou a importância da emancipação no desenvolvimento da região norte do Estado. “Essa descentralização é uma independência que dará mais autonomia para que a Universidade realize seu trabalho. É preciso pensar no futuro. Muitos jovens serão beneficiados com essa emancipação, que proporcionará um crescimento ainda maior da nossa região. Essa será uma conquista não só para Sinop, mas para todos os municípios vizinhos”, reforçou o vereador. 

O Projeto de Lei que possibilita a criação da Universidade Federal do Nortão de Mato Grosso tramita no Senado. O MEC já está acompanhando o andamento e se mostrou favorável a proposta. Em uma análise prévia, o Ministério prevê a necessidade de criação de aproximadamente 300 novos cargos administrativos e investimento superior a R$ 8 milhões. 

Há um ano, houve a emancipação da Universidade Federal de Rondonópolis, que conta com 19 cursos de graduação. A UFMT, campus de Sinop, foi fundada em 1992 e, hoje, conta com os cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal, Zootecnia, Matemática, Química, Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina e Medicina Veterinária.

Participaram do evento ainda os senadores Carlos Fávaro e Wellington Fagundes, o deputado Federal Juarez Costa, o deputado estadual Dilmar Dal Bosco, a reitora da Universidade Federal de Rondonópolis, Analy dos Santos e prefeitos da região norte. Estiveram presentes também os vereadores Elbio Volkweis (Patriota), Professor Mário (PODE), Lucinei Amaro (MDB), Celsinho do Sopão (Republicanos), Juventino Silva (PSB), Célio Garcia (DEM), Professora Graciele (PT), Moisés do Jardim do Ouro (PL), Paulinho Abreu (PL), Dilmair Callegaro (PSDB), Adenilson Rocha (PSDB), Ademir Debortoli (Republicanos) e Toninho Bernardes (PL).