Câmara participa de encontro com ministro da Educação para debater a emancipação da UFMT

por Assessoria Câmara Municipal — publicado 30/09/2021 16h35, última modificação 30/09/2021 16h32

A Câmara Municipal de Sinop participou, na noite desta quarta-feira (29), no Plenário Jorge Abreu,  de um evento com lideranças políticas regionais, e com o ministro de Estado de Educação, Milton Ribeiro, para debater a criação da Universidade Federal do Nortão de Mato Grosso, por meio da emancipação do campus de Sinop da Universidade Federal de Mato Grosso. 

O encontro teve por objetivo unir forças políticas pela descentralização administrativa da universidade, aumentando a autonomia e os investimentos em ensino, pesquisa e extensão. 

“Esse evento hoje é um pedido, uma reivindicação para cobrar do ministro e de nossos parlamentares federais, a criação da Universidade Federal do Nortão. É um evento com força política de todo o nosso estado e com apoio da união de todas as cidades da nossa região”, destacou o prefeito de Sinop, Roberto Dorner (Republicanos).

O presidente do Legislativo Sinopense, Elbio Volkweis (Patriota), reforçou o pedido ao ministro Milton Ribeiro, e destacou que esse é um desejo antigo da região. “Em nome de todos da região norte, peço que o ministro intervenha para a criação desta universidade, para a descentralização do nosso campus de Sinop. É uma luta de todos a bastante tempo. A Câmara de Sinop vem lutando por isso desde outras legislaturas. Dando independência à nossa universidade, vem muito mais conquistas para cá, hoje já é grande, e vai ficar ainda maior”.  

O evento contou com a presença de prefeitos e vereadores da região, secretários municipais, representantes das entidades organizadas de Sinop, Secretário de Estado de Educação, Alan Porto; secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas; do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da educação (FNDE), Marcelo Ponte; do reitor da UFMT, Fábio Lourenço e reitor do IFMT, Júlio César dos Santos, além de deputados e dos senadores Carlos Fávaro e Wellington Fagundes.

O Projeto de Lei que possibilita a criação da Universidade Federal do Nortão de Mato Grosso, de autoria do senador Carlos Fávaro (PSD), tramita no Senado. 

O ministro de Estado de Educação, Milton Ribeiro, declarou apoio à luta pela emancipação. Em uma análise prévia, o Ministério prevê a necessidade de criação de aproximadamente 300 novos cargos administrativos e investimento superior a R$ 8 milhões. 

Em sua fala, o ministro Milton Ribeiro destacou que já solicitou um aumento na verba discricionária para o ano que vem, o que ajudaria na consumação do projeto. “No orçamento que será votado [para 2022] eu fiz um pedido diferente. Eu e minha equipe pedimos um aumento no orçamento da verba discricionária, que é a verba de custeio, que é para pagamento de salário. Essa é obrigatória, mas temos outra verba que está no poder do ministro de destinar para onde achar que deve de acordo com a avaliação de pedidos técnicos e acadêmicos. [Nessa] eu pedi um aumento de 17% para universidades e para os institutos eu fiz um pedido de 28%”, informou.

No próximo dia 15 de outubro, a Câmara Municipal realizará uma audiência pública para debater com a sociedade civil e lideranças do município o projeto de emancipação da UFMT e a criação da Universidade Federal do Nortão de Mato Grosso. 

Participaram do evento os vereadores Lucinei Amaro (MDB), Ademir Debortoli (Republicanos), Juventino Silva (PSB), Professor Mário (PODE), Moisés do Jardim do Ouro (PL), Paulinho Abreu (PL), Toninho Bernardes (PL), Célio Garcia (DEM), Adenilson Rocha (PSDB), Dilmair Callegaro (PSDB) e o presidente da Casa, Elbio Volkweis (Patriota).