Câmara realiza audiência para mudanças em lei que trata sobre pintura de prédios

por Maria Helena Benedet — publicado 20/05/2022 16h27, última modificação 20/05/2022 16h27

A Câmara de Sinop realizou, na tarde dessa sexta-feira (20), a audiência pública que discutiu a inclusão da cor azul na lista de cores que devem ser pintadas nos prédios públicos de Sinop. Os trabalhos serviram para cumprir a lei 1100/2009, que trata sobre o assunto, que determina a discussão prévia com a população para que novas alterações sejam feitas. 

Convocada e presidida pelo vereador Dilmair Callegaro (PSDB), a audiência serviu para detalhar o projeto e ouvir a população sobre a inclusão ou não da cor azul. Dilmair lembrou que esta é a segunda alteração na lei, a primeira foi realizada em 2019, e na última modificação a cor azul ficou de fora. 

“Na época (legislatura passada 2017/2020) em que o projeto veio para casa para ser votado propondo alterações, a cor azul ficou de fora e eu não concordei com a decisão (aprovar sem a cor azul). Por isso estou propondo a inclusão também da cor azul pois, ela está no nosso brasão e na bandeira nacional, conforme o que especifica a lei vigente”, esclareceu. “Essa alteração não significa que o município terá que pintar novamente os prédios municipais e colocar o azul. Isso só será feito quando houver alguma reforma e a pintura tenha que ser refeita. Não haverá nenhum gasto imediato para os cofres do município”, assegurou. 

O projeto, de autoria de Dilmair, que inclui o azul na paleta de cores, foi votado na sessão de segunda-feira (16) e aprovado em primeira votação. Ainda serão necessárias mais duas votações e a sanção do prefeito para que vire lei. O vereador Juventino Silva (PSB), acompanhou as discussões.