Câmara realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

por Igor Marangon publicado 09/03/2023 13h15, última modificação 09/03/2023 19h05

Com objetivo de homenagear e destacar a importância feminina na construção da sociedade sinopense, a Câmara Municipal de Sinop realizou uma Sessão Solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, nesta quarta quarta-feira (08). A sessão foi presidida pela vereadora Professora Graciele (PT), única representante mulher na atual legislatura e, homenageou 15 mulheres com o prêmio Mulheres Destaque de Sinop de 2023, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao município.

O Prêmio Mulheres Destaque de Sinop é entregue anualmente pelo Legislativo, como forma de homenagear às mulheres que tenham se destacado em atividades de empreendedorismo, programas, projetos sociais e trabalhos beneficentes no município.

“O Prêmio Mulheres Destaque é previsto em lei e cada vereador indica uma mulher para ser homenageada. A honraria é entregue durante a sessão solene em comemoração ao Dia da Mulher. Tivemos mulheres de vários setores da sociedade que foram homenageadas, seja do setor público, privado, movimentos sociais, igrejas... então essas 15 mulheres representam todas as sinopenses nessa homenagem da Câmara Municipal”, ressaltou o presidente da Câmara, Paulinho Abreu (PL).

Entre as mulheres homenageadas está a Irmã Ana Maria da Silva, religiosa da Congregação das Filhas de São Camilo, que destacou a emoção de receber o prêmio. “Fico muito feliz de receber essa homenagem. A participação das mulheres hoje na sociedade é muito grande, em todos os setores, e por isso é importante esse reconhecimento”, destacou.

A professora Clarianna Martins, membro do Coletivo Sinop Para Elas, também foi homenageada, e lembrou que o 8 de março é, sobretudo, uma data para lembrar a luta das mulheres. “Nesse dia Internacional das Mulheres, mais do que parabéns, nós precisamos de projetos de Lei, de políticas públicas que nos possibilitem sobreviver em uma cidade mais adequada para as mulheres. Queremos que se coloquem as mulheres como prioridade nos programas de habitação, de reinserção no mercado de trabalho, que sejam criadas políticas públicas de acolhimento à todas as mulheres, que são parte significativa da nossa sociedade, afinal, somos metade da sociedade, a outra metade são nossos filhos”, afirmou.

Já a homenageada Mercedes Isabel Aparecida Bueno falou da emoção de receber o prêmio. “Foi maravilhoso, emocionante. Estamos aqui representando todas as mulheres de Sinop, e é muito gratificante receber essa homenagem e esse reconhecimento da Câmara Municipal.”

Também receberam a premiação as Senhoras Maria Lucia Fimo da Costa, Eugenia Maria Correa Cardoso, Emiliana Serapilha Mancuso Nicolau, Hilda Braga Hortência de Oliveira, Terezinha Pizani da Silva, Dirce Maria Zortea Antoniolli, Vitória Dias Moreira, Maria Cecília Teixeira de Carvalho Bruno, Rosalina da Silva, Leonir Maria de Carvalho Pedro, Decidia Moreira de Sousa e Erineia Santana de Lima Tunes.

A sessão foi presidida pela vereadora Professora Graciele (PT), que atualmente é a única mulher que compõe o Parlamento municipal. Desde que o Poder Legislativo foi instituído em Sinop, em 1983, 15 mulheres passaram pela Câmara, nove delas foram eleitas para os cargos.

A vereadora lembrou o simbolismo presente na data. “O dia 8 de Março não começa agora, e não é apenas um mês para homenagear as mulheres. Tem uma simbologia muito forte que marca a luta das mulheres. É uma luta por vida digna, por direito humano, pelos direitos das mulheres. É essa luta precisa ser lembrada não só hoje, mas sempre”, afirmou. “Enquanto única mulher da Câmara, eu entendo que devemos ampliar muito a participação feminina ainda, a ocupação delas em todos os espaços, aumentar o respeito no trato com as mulheres. Essa sessão é uma forma de dizer da nossa gratidão e do nosso reconhecimento pelo importante trabalho desenvolvido pelas mulheres na nossa cidade e, reforçar o nosso compromisso quanto legislativo para a promoção de políticas públicas para as mulheres”, concluiu a vereadora Graciele.

Durante a sessão também foram homenageadas as servidoras da Câmara Municipal de Sinop, pelo trabalho que desempenham diariamente na Casa de Leis. Jaqueline Juelg é a primeira mulher a ocupar o cargo de Secretária-Geral, e salientou a importância da celebração. “Foi uma tarde muito especial para nós mulheres aqui da Câmara porque, além da entrega do Prêmio Mulheres Destaques de Sinop que ocorre todos os anos, foi feita uma homenagem para nós, servidoras do legislativo. Foi uma homenagem muito importante e bonita, e esta é uma forma de reconhecimento para nós, pelo trabalho que desenvolvemos e pelas nossas contribuições para a Casa de Leis”, afirmou.