Câmara se reúne com motoristas de aplicativos e recebe reivindicações da classe

por Igor Marangon publicado 28/06/2023 18h55, última modificação 28/06/2023 18h53
Câmara se reúne com motoristas de aplicativos e recebe reivindicações da classe

Foto: Thiago Silva/Assessoria Câmara Municipal

Os vereadores da Câmara Municipal de Sinop se reuniram na tarde desta quarta-feira (28) com os motoristas de transporte remunerado individual, gerenciado por plataforma tecnológica, os chamados motoristas de aplicativo. A reunião teve por objetivo acolher as demandas da classe.

Entre as reivindicações apresentadas pelos motoristas está a isenção ou redução da taxa anual, que atualmente é de R$ 741,75. Na última sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (26), o Legislativo aprovou um Projeto que permite o parcelamento, em até três vezes, da taxa.

Segundo Endrigo Bonelli, motorista de aplicativo que lidera o movimento, a taxa paga pelos motoristas não garantem aos motoristas um espaço para desembarque de passageiros em regiões como o aeroporto, rodoviária e Avenida Julio Campos. “A principal demanda é a alta taxa que pagamos para a prefeitura. Temos o ônus de pagar essa taxa de R$ 741,75, e não temos benefícios, nem no aeroporto, rodoviária ou no centro da cidade, não temos um local específico para deixar o passageiro em segurança. Então o foco principal é termos um local para podermos deixar o passageiro em segurança, fazermos o transporte mais seguro possível e ajudar o município, afinal, querendo ou não, quem suprime a escassez de ônibus no município são os carros de aplicativo”, afirmou.

Outra demanda apresentada é o alto número de motoristas irregulares, que não atendem os requisitos pela guarda municipal. “Hoje na cidade temos 2500 carros cadastrados, mas apenas metade estão regulares na guarda municipal, e em muitos casos, têm motoristas utilizando apenas o nome da plataforma sem de fato estar cadastrado no aplicativo”, concluiu Endrigo.

Na terça-feira (27), os motoristas realizaram uma manifestação cobrando melhorias para o serviço no município.

Também participaram do encontro proprietários de aplicativos. Segundo Wilian Dutra Barreto, o objetivo é trabalhar em parceria para buscar melhorias no atendimento. Viemos ouvir o debate dos motoristas, entender o que eles estão precisando. Dificilmente temos uma reunião ampla, com várias opiniões nessa cidade, e com esse debate conseguimos discutir meios para conseguir melhorias para a classe”.

O Presidente da Câmara Municipal, vereador Paulinho Abreu (PL), participou da reunião e avaliou como positivo o movimento e as reivindicações apresentadas, colocando o Legislativo a disposição da classe para buscar melhorias no atendimento da população. Foi uma reunião que teve a presença maciça dos motoristas de aplicativo, de diversas plataformas e com várias reivindicações. Nós já vinhamos conversando com alguns motoristas, mas essa reunião possibilitou ampliarmos o debate. Nós vamos conversar com o executivo para verificarmos a possibilidade de atender as reivindicações e, posteriormente, marcarmos uma reunião com o Executivo, a Secretaria de Trânsito, com as concessionárias do aeroporto e da rodoviária, regidas por concessões e representantes dos motoristas”, declarou Paulinho.