Câmara solicita a prefeita de Sinop que decrete “Situação de Emergência” devido à situação do Hospital Regional

por Suzana Machado/Assessoria Câmara de Sinop — publicado 03/10/2017 15h10, última modificação 03/10/2017 15h19

A Câmara de Vereadores de Sinop se reuniu na manhã desta terça-feira (03) para realizar a 32ª sessão ordinária de 2017. Os parlamentares aprovaram um projeto de Decreto Legislativo, um Projeto de Lei, três Moções de Aplauso, seis Requerimentos e 26 Indicações.

Em Ofício, que será encaminhado à prefeita Rosana Martinelli, os vereadores solicitam que a representante do poder executivo municipal decrete “Estado de Emergência de Saúde Pública Estadual em relação ao Hospital Regional de Sinop”. O documento, lido em tribuna, aponta os principais problemas enfrentados pela unidade no momento, como a falta de repasses na ordem de R$ 28 milhões, paralisação dos atendimentos nos setores de emergência e urgência pediátrica, atraso de dois meses no pagamento dos funcionários (que estão há cerca de um ano sem receber o vale refeição), falta de medicamentos e materiais de trabalho como seringas, agulhas entre outros insumos.

As três Moções de Aplauso aprovadas homenagearam, primeiro, a equipe de produção do Programa Cidade Alerta, pela reportagem intitulada “Aos 60 anos, dona Maria sofre de osteoporose, vive na cama”, que relata as dificuldades enfrentadas por Maria da Conceição Oliveira que sofre de uma grave doença muscular. Na sequência, a jornalista Maria da Paz Cavalcante também recebeu a moção pela publicação do livro “Homens que fazem história”.

Foi aprovada ainda Moção de Aplauso para todos os vencedores do Prêmio Mérito Lojista 2017.

O vereador Dilmair Callegaro (PSDB) requereu à secretaria municipal de Meio Ambiente e a Prodeurbs, informações e documentos relacionados à reforma do Parque Florestal de Sinop. Nos dois requerimentos aprovados, o vereador Adenilson Rocha (PSDB) solicitou do poder executivo, informações referentes às fábricas de gelo do município e sobre o serviço de recolhimento de lixo.

Leonardo Visera (PP) cobrou das secretarias de Planejamento e de Educação dados relacionados ao transporte escolar em Sinop. Luciano Chitolina (PSDB) requereu da secretaria de Saúde dados como, quantos óbitos foram registrados entre as datas de 01 de setembro e 03 de outubro na Saúde municipal, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e quantos pacientes foram encaminhados ao Hospital Regional e não foram recebidos.

O vereador Billy Dal Bosco (PR) solicitou à Sinop Energia e a direção municipal de Meio Ambiente, informações relacionadas à quantidade de pessoas atingidas pela desapropriação da Usina Hidrelétrica Sinop, quantas foram indenizadas, quantas foram realocadas entre outros dados.

Os parlamentares ainda aprovaram 26 Indicações que serão encaminhadas ao poder executivo municipal.