Carros elétricos usados no transporte de passageiros em Sinop terão isenção de taxa de vistoria

por Cleyton Cruz/ Assessoria Parlamentar — publicado 10/05/2023 18h06, última modificação 10/05/2023 18h06

A proposta de autoria do vereador Dilmair Callegaro (PSDB), foi apresentada através do Projeto de Lei 019/2023, aprovado em primeira votação na tarde desta segunda-feira (8).

O texto promove alterações no Artigo 3º da Lei n° 2637/2018, de 07 de dezembro de 2018, que regulamentou o Serviço de Transporte Remunerado Privado Individual de Passageiros com o Uso de Plataformas Tecnológicas de Transporte (aplicativos).

Segundo a nova redação, a autorização para exploração do serviço será válida por um ano, a partir do recolhimento das taxas, sendo concedida a isenção da taxa anual de vistoria do veículo, desde que este seja movido exclusivamente à base de energia elétrica.

O carro elétrico assumiu o status de um dos símbolos da preservação ambiental e luta contra o aquecimento global já que, segundo estudos recentes, não emitem gases prejudiciais ao meio ambiente ou à saúde. Nesse sentido, engajado em construir um futuro ambientalmente justo, criando um ecossistema mais limpo é que proponho este projeto de lei” disse o vereador justiçando a proposta.

A matéria deve passar por outras duas votações antes de ser encaminhada para a sanção do Executivo.

O projeto concedendo descontos no IPTU de quem tem energia solar foi retirado de pauta por um pedido de vistas da vereadora Juliana Centena.

O vereador ainda teve aprovadas duas indicações.

Uma das indicações pede a implantação do programa "Saúde Rural Itinerante", para levar atendimento médico e laboratorial aos locais onde não há unidades básicas de saúde.

A outra indicação pede a instalação de equipamentos capazes de medir o ruído gerado por canos de escapamento de carros e motocicletas que estejam em desacordo com as normas de trânsito. De posse dos dados a secretária responsável pelo trânsito poderá organizar blitz educativa e de fiscalização.