Célio pede ampliação de CAPS para Polo Regional

por Suzana Machado/Assessoria Câmara Municipal — publicado 06/09/2023 15h05, última modificação 11/09/2023 13h45

O vereador Célio Garcia (União) solicitou ao Governo do Estado e a lideranças estaduais que seja ampliada para modalidade Polo Regional em Sinop, atendimento 24 horas, o Centro Psico Social — CAPS, com atendimento de dependentes químicos de álcool e drogas.

A Lei N° 10.216/2001, conhecida como Lei da Reforma Psiquiátrica, contribuiu para a descentralização da assistência e a melhora da qualidade de vida do portador de transtorno mental, garantindo por meio da legislação a dignidade do paciente.

“A Portaria 336 de 2002 conferiu ao CAPS o destaque necessário para a mudança na estratégia de atenção psicossocial e na relação da sociedade com os problemas da saúde mental. O atendimento de saúde mental humanizado executado pelos CAPS, foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde como um modelo a ser seguido. Entendemos ser necessário a ampliação do Centro Psico Social para Modalidade de Polo Regional em Sinop, para melhor atender ao município e região”, explica o parlamentar.

A cobrança foi feita pro meio de Indicação durante a 28ª sessão ordinária do ano, realizada na segunda-feira (04.09).

Em outra Indicação, o vereador apontou ainda às pastas de Meio Ambiente e de Obras a necessidade de aquisição de um triturador de madeira para triturar galhos provenientes de podas das árvores.