Célio propõe criação de programa para distribuição de óculos de grau a idosos de baixa renda

por Igor Marangon publicado 06/10/2023 17h48, última modificação 06/10/2023 17h48

A necessidade de criar o “Programa Vale a Pena Ver”, com objetivo de oferecer gratuitamente óculos de grau a pessoas de baixa renda, foi apontado pelo vereador Célio Garcia (União) por meio de indicação ao Executivo Sinopense.

De acordo com a indicação, que traz um anteprojeto em anexo, o Programa Vale a Pena Ver forneceria os óculos de grau às pessoas cadastradas no Bolsa Família que apresentarem receituário médico oftalmológico emitido pelo Sistema Único de Saúde. A proposta garante ainda a prioridade para idosos acima de 60 anos. A sugestão foi encaminhada para a Secretaria de Assistência Social e de Saúde do município.

“O Programa Vale a Pena Ver têm por finalidade auxiliar as pessoas idosas de baixa renda, residentes em Sinop, que buscam atendimento oftalmológico e necessitam fazer uso de óculos de grau, porém não dispõem de recursos financeiros para sua aquisição. Temos recebido pedidos por parte da população e, apresentamos essa ideia pensando em melhorar a qualidade de vida dos nossos Munícipes, especificamente no caso pessoas idosas que contribuíram com seu trabalho para o crescimento e evolução dessa geração, porém sobrevive de um reduzido orçamento proveniente de aposentadoria. Orçamento esse que na maioria dos casos dificultam a aquisição de itens necessários para o dia a dia, nesse caso específico óculos de grau”, justificou o vereador.

Em outra indicação, Célio solicitou a viabilização de estudos visando a realização de Campanhas de Conscientização à população sobre a importância da conservação das calçadas do nosso Município para a mobilidade urbana. O objetivo das campanhas, segundo o parlamentar é estabelecer um diálogo com a população, evitando que o trabalho de conservação das calçadas se limite a autuações e aplicação de multas.

As indicações foram aprovadas durante a 32ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop.