Célio sugere criação de Centro de Reabilitação relacionado a Covid-19

por Fabrícia Viêro/Assessora Parlamentar — publicado 20/04/2021 16h32, última modificação 20/04/2021 16h32

Durante a realização da 12° sessão ordinária do ano, realizada na segunda-feira (19.04), no Plenário Jorge Abreu, o vereador Célio Garcia (DEM), apresentou a indicação ao prefeito Roberto Dorner, com cópia ao secretário municipal de Saúde, Valério Gobbato, sugerindo a criação de um Centro de Reabilitação para atender aos pacientes diagnosticados com a Covid-19 e que apresentem sequelas da doença.

Na justificativa, Célio Garcia solicita que haja um atendimento multidisciplinar formado por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, psicólogos, psiquiatras, assistente social e nutricionistas. “Estamos acompanhando diariamente a situação do pós Covid. Uma porcentagem grande dos pacientes apresentam sequelas da doença. Está comprovado que a luta pela recuperação total não acaba com a alta hospitalar, a maioria dos pacientes precisam de assistência especializada, sendo necessário que o poder executivo, por meio da secretaria municipal de Saúde, disponibilize com urgência os atendimentos a esses pacientes em um mesmo local, a exemplo de outros municípios”, defende Célio.

Outra matéria apresentada foi a criação do Conselho Municipal do Bem-Estar Animal, com o objetivo de discutir políticas públicas sobre o tema, além de implantar leis e fiscalizações mais severas. “Apresentamos um projeto de lei nesta Casa, porém o jurídico deu parecer contrário. Por isso, realizamos essa Indicação e fazemos um apelo ao executivo para que crie no município o Conselho, com a finalidade de proteger os animais e fazer ações de conscientização com a sociedade,” destacou o vereador.

As Indicações foram aprovadas por unanimidade e encaminhadas ao executivo.