Celsinho cobra retorno de ônibus e melhorias no transporte público

por Débora Lobo/Assessoria Câmara Municipal — publicado 30/04/2021 15h48, última modificação 30/04/2021 15h48

O vereador Celsinho do Sopão (Republicanos) cobrou, durante a 13ª sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Sinop, de segunda-feira (26.04), a retomada dos ônibus que foram retirados das linhas que atendem os bairros Camping Club, Chácaras Planalto, Gente Feliz e Sebastião de Matos.

“Durante a fiscalização encontrei um verdadeiro descaso com a população. Fala-se tanto em pandemia e, ao invés dos responsáveis pela única empresa que faz o transporte coletivo aumentar o número de ônibus circulando, fizeram foi é tirar alguns horários nos bairros mais distantes e populosos, aumentando a aglomeração. É preciso olhar com mais carinho para população”, complementou o parlamentar.

No plenário, Celsinho apresentou uma reportagem na qual mostrou imagens dos ônibus cheios e depoimentos de usuários relatando as dificuldades com a retirada de horários, como o ônibus das 5h40, do período noturno e dos finais de semana, que atendiam o Camping Club, Chácara Planalto e Gente Feliz, além da preocupação com as aglomerações e o risco de contágio do coronavírus.

Outra reclamação feita pelos moradores foi em relação a falta de estrutura e pontos de ônibus. “Os problemas com a empresa Rosa vem de longa data. Eu mesmo, antes de ser vereador já construí, junto com a comunidade do Vila Mariana, um ponto de ônibus para que pudéssemos nos abrigar do sol e da chuva, mas essa não é nossa obrigação, é da empesa que lucra com o transporte. Eles tem uma concessão de 25 anos, na qual inicialmente eram obrigados a instalar 50 pontos de ônibus, atualmente temos mais de 200 bairros em Sinop, então, não dá nem um ponto por bairro. Além disso, muitos dos pontos existentes estão caindo aos pedaços por falta de manutenção. Não podemos mais aceitar esse descaso. No contrato fala que a Rosa não tem exclusividade do serviço, então, vamos por outra empresa. Tenho certeza que com a concorrência tudo melhora. O que não dá é para os moradores mais humildes ficarem sofrendo para ir e voltar do trabalho porque a empresa não presta um bom serviço”, desabafou Celsinho.

O vereador encaminhou um Requerimento cobrando explicações e providências da empresa Rosa Transportes, do município e da Ager, que tem a responsabilidade de fiscalizar os serviços prestados pelas concessionárias.

Celsinho também apresentou um segundo Requerimento no qual pede esclarecimentos quanto a qualidade e providências em relação ao término das obras de asfalto do Novo Jardim, onde falta instalação de meio-fio e finalizar a construção de bueiros.

“Esse asfalto ainda nem foi finalizado e já está se desfazendo. Algo está errado e precisa ser visto e corrigido, afinal, é nosso dinheiro que está sendo aplicado ali”, finalizou o parlamentar.