Celsinho cria lei de valorização aos profissionais de enfermagem

por Maria Helena Benedet — publicado 07/06/2022 17h27, última modificação 07/06/2022 17h27

Maio será o mês dedicado ao reconhecimento dos trabalhos cotidianos desenvolvidos pelos profissionais de Enfermagem em Sinop. É que os vereadores aprovaram o projeto que cria o Maio Branco, onde ações que promovam alternativas de desenvolvimento de métodos de saúde pública voltados para o exercício da profissão, entre outras ações, serão desenvolvidas no município. O projeto de lei (PL) sobre o assunto foi apresentado pelo vereador Celsinho do Sopão (Republicanos), na Câmara de Sinop, votado e aprovado, na sessão dessa segunda-feira (6). 

Conforme o projeto, o objetivo é “proporcionar o reconhecimento aos trabalhos prestados pelos profissionais de enfermagem em suas funções cotidianas”. Além disso, visa elevar a autoestima, desenvolver métodos de saúde pública específicos para exercício da profissão e conscientizar a população sobre o tratamento respeitoso aos profissionais, principalmente, durante os atendimentos. 

“O que a gente vê, ou até mesmo há denúncias de pessoas que não respeitam esses profissionais quando estão no exercício de sua profissão. Muitas vezes agridem com palavras, há casos até de agressões e isso precisa mudar. As pessoas precisam ter a consciência de que aquele profissional que está ali atendendo os pacientes, lutando pela vida das pessoas, precisa ser respeitado, valorizado. O mês de maio será dedicado a esse trabalho de conscientização e, principalmente, de valorização desses profissionais”, ressaltou. 

Aprovado em segunda e última votação, o projeto será encaminhado ao prefeito Roberto Doerner para ser sancionado. A lei entra em vigor a partir da data de publicação.