Centena cobra informações sobre ações para detectar trombofilia e remédios para grávidas

por Maria Helena Benedet/Assessoria Câmara Municipal — publicado 14/12/2021 22h33, última modificação 14/12/2021 22h33

Na sessão dessa segunda-feira (13), a vereadora Juliana Centena (PSDB), apresentou uma moção de aplauso, um requerimento e duas indicações. Todas as matérias apresentadas pela parlamentar foram analisadas, votadas e aprovadas pela bancada legislativa.

Juliana cobrou por meio de um requerimento informações sobre os recursos disponibilizados bem como as ações desenvolvidas pelo Estado quanto ao diagnóstico e tratamento de trombofilia, doença que facilita a formação de coágulos no sangue. O pedido foi direcionado a deputada Janaína Riva (MDB) e também pede dados sobre emendas impositivas destinadas a Sinop, bem como disponibilização de injeções de heparina para o tratamento de gestantes e outros medicamentos respectivos ao tratamento da doença.

Foi dela também o pedido para que o município disponibilize exames para a detecção da doença na rede pública de saúde de Sinop e a revitalização da praça Plínio Callegaro, principal da cidade, transformando o local em um centro gastronômico. “A praça é um lugar visitado por muitas pessoas, então transformar aquela área em um centro gastronômico vai ajudar a impulsionar a economia e o turismo de nossa cidade”, pontuou.

Já a moção de aplauso concedida pela vereadora foi destinada ao laboratório Bioclínico. “Há cerca de um ano o laboratório tem realizado essa parceria realizando o exame para pessoas de baixa renda a preço de custo, com o objetivo de ajudar mulheres e gestantes no tratamento da trombose/trombofilia”, justificou.

registrado em: