Cerimônia de posse é transferida para Câmara de Sinop em ato restrito a eleitos

por Roneir Correa de Menezes publicado 22/12/2020 17h25, última modificação 22/12/2020 17h37
Cerimônia de posse é transferida para Câmara de Sinop em ato restrito a eleitos

Arte: Jaime Júnior

Marco Stamm - Assessoria de Comunicação

Decisão é consensual, tomada em conjunto entre Legislativo e Executivo e leva em consideração crescimento dos casos do novo Coronavírus e risco de ascensão na curva de contaminação após festividades do final de ano

Em virtude do crescimento nos casos do novo Coronavírus registrados em Sinop nos últimos dias e da tendência de continuidade na curva ascendente, sobretudo depois das festividades de final de ano, os vereadores eleitos, em conjunto com o prefeito eleito Roberto Dorner (Republicanos) e com o vice-prefeito eleito, Dalton Martini (Patriota), optaram por não realizar o ato festivo da cerimônia de posse, dia 1º de janeiro, mantendo apenas o cerimonial necessário para as posses dos eleitos e para a instalação da próxima legislatura e eleição da Mesa Diretora do parlamento municipal, com início às 7h30 na sede da Câmara Municipal.

Desta forma, não haverá a cerimônia no Centro de Eventos Dante de Oliveira como programado inicialmente. Toda a programação foi transferida para o plenário Jorge Abreu, na Câmara Municipal de Sinop. Para evitar a aglomeração e a proliferação da Covid-19, o evento será restrito apenas aos parlamentares e à equipe da Câmara, em número necessário para organizar a posse, eleição da mesa e a transmissão ao vivo nas redes sociais.

“Vivemos um momento difícil em relação ao novo Coronavírus e o poder público não pode ser insensível a isso. Em respeito à administração pública, aos parentes e às vítimas da Covid e pela falta de termos o que comemorarmos diante deste cenário, houve um consenso entre os vereadores eleitos e entre o prefeito e vice-prefeito eleitos de que o melhor para a cidade é a decisão que tomamos em conjunto. Outros municípios também tomaram a mesma decisão, que entendemos ser a mais sensata”, explicou o vereador reeleito Adenilson Rocha, que, por ter a maior votação nas urnas, presidirá as sessões de posse e a de eleição.

Além de tomar posse e de empossar Dorner e Martini, Adenilson dará posse aos colegas de parlamento Hedvaldo Costa (Republicanos), Paulinho Abreu (PL), Ademir Debortoli (Republicanos), Élbio Wolkweis (Patriota), Célio Garcia (DEM), Celsinho do Sopão (Republicanos), Professora Graciele (PT), Professor Mário (Podemos), Moisés do Jardim do Ouro (PL), Lucinei Amaro (MDB), Toninho Bernardes (PL), Dilmair Callegaro (PSDB), Juventino Silva (PSB) e Luís Paulo da Gleba (PROS).

O ato será mais enxuto e direto, sem os pronunciamentos religiosos e de convidados. Também não será feita a apresentação dos futuros secretários municipais que serão nomeados pelo Poder Executivo. Terminada a cerimônia de posse, com estimativa de 1h30 de duração, prefeito e vice concederão entrevista coletiva on line, também com transmissão ao vivo.

Na sequência, os vereadores começam a sessão de instalação da nova legislatura e de eleição e posse da nova Mesa Diretora, que administrará o Legislativo Municipal no biênio 2021-2022. A sessão também será presidida por Adenilson Rocha, que ficará no cargo até que seja escolhido o presidente definitivo.

Após a sessão, os vereadores também concederão entrevista coletiva on line e com transmissão ao vivo. Acompanhe as duas cerimônias no site oficial www.sinop.mt.leg.br ou pelo YouTube, Facebook e Instagran pesquisando por /camarasinop.