Chitolina apresenta projeto de lei, requerimentos e indicações

por Gilson Santos publicado 21/03/2019 17h55, última modificação 21/03/2019 17h55
Chitolina apresenta projeto de lei, requerimentos e indicações

Foto: Gilson Carlos

O vereador Luciano Chitolina (PSDB) apresentou 1 projeto de lei, 2 requerimentos e 2 indicações durante a 6ª sessão ordinária, realizada no dia 18 de março. O projeto de lei 005/2019 autorizava os centros de distribuição de medicamentos do município de Sinop a fornecer remédios da lista do SUS para pacientes que passaram por consultas com médicos particulares ou via plano de saúde mas foi reprovado por 9 votos contra (Lindomar Guida, Professora Branca, Mauro Garcia, Joaninha, Tony Lennon, Joacir Testa, Maria José, Agnaldo do Alto da Glória e Hedvaldo Costa) e 5 votos a favor (Adenilson Rocha, Ícaro Severo, Dilmair Callegaro, Luciano Chitolina e Leonardo Visera). O Vereador Remidio Kuntz não se manifestou e agora o projeto será arquivado.

“Nosso objetivo era desafogar as filas da saúde pública municipal, agilizar a vida de quem está doente, e garantir o direito da população de ter remédios, que as vezes são até descartados pelo poder público, não tiraria de ninguém apenas ampliar o beneficio mas a maioria foi contraria”, lamentou o vereador Luciano Chitolina que completou, “A saúde é um direito universal do brasileiro, previsto na constituição, além disso a verba do SUS vem para o município de acordo com o número de habitantes, independente do poder aquisitivo de cada um, infelizmente mais uma vez a população sai perdendo”.

As demais matérias de autoria do Vereador Luciano Chitolina apresentadas foram aprovadas. Foram dois requerimentos. O primeiro solicitando informações sobre o Processo Licitatório da Compra dos Combustíveis destinados a Secretaria de Obras e o segundo pedindo informações sobre o material utilizado na construção da cerca do aeroporto municipal.

E foram aprovadas duas indicações. A primeira solicita a manutenção da rua Giuliana, no bairro Florença, que precisa de limpeza dos meios-fios e bocas de lobo que se encontram entupidas, além do tapa buraco por causa da malha asfáltica danificada. E a segunda pede a construção de lombadas nas avenidas Itaúbas e Jatobás, no Jardim Celeste.

“Para se ter uma ideia de como as lombadas são necessárias naquelas avenidas que as placas informando a existência de lombadas já foram fixadas há mais de um ano, mas as lombadas mesmo ainda não foram construídas e enquanto isso a alta velocidade continua e o risco de acidentes também”, concluiu Luciano Chitolina.