Chitolina aprova projeto para paciente fazer exames pelo SUS com pedido médico particular

por Gilson Santos publicado 30/07/2020 13h15, última modificação 29/07/2020 15h44

Foto: Gilson Carlos

Daniela Melhorança - Assessoria Gabiente

A saúde pública é uma das grandes preocupações do Vereador Luciano Chitolina por isso na 23ª sessão, realizada dia 27 de julho, ele aprovou em primeira e única votação o projeto de lei 063/2020, de sua autoria, que autoriza o município de Sinop a atender pelo SUS aos pedidos de exames médicos de pacientes encaminhados por médicos da rede particular.

“É fato que o SUS está sobrecarregado, por isso algumas pessoas, diante da doença, dão um jeito e passam por consultas particulares achando que vão resolver seus problemas, mas ai vem os pedidos de exames e as poucas reservas das pessoas já não existem mais, foi pensando em casos assim que elaboramos esse projeto”, explicou Chitolina que completou, “Nosso objetivo é garantir que a população, seja atendida pela rede pública mesmo se iniciou o atendimento pela rede privada”.

O projeto recebeu parecer contrário da Comissão Permanente de Justiça e Redação (CRJ) e da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente, Saúde e Seguridade Social, mas os pareceres foram derrubados por oito votos, o que deu legalidade à tramitação da matéria. Desta forma a proposta foi posta em votação e aprovada por unanimidade entre os parlamentares, em primeira e única votação e agora ele segue para sanção da prefeita.

O vereador ainda aprovou dois requerimentos. O RQ. 089/2020 pedindo informações à respeito das podas irregulares e retiradas de árvores feitas pela Secretaria de Meio Ambiente. E o RQ. 090/2020 perguntando a Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamentos onde foi aplicado os R$ 100 mil devolvidos pela Câmara Municipal para a Prefeitura de Sinop, no fim do ano passado, para ser utilizado na reforma do Centro Socioeducativo.
E também foram aprovadas duas indicações. A INDICAÇÃO n° 291/2020 solicitou a atualização da sinalização de trânsito vertical e horizontal no Bairro Nossa Senhora Aparecida. E a INDICAÇÃO n° 292/2020 pediu a readequação dos espaços para estacionamento na Rua João Pedro Moreira de Carvalho, entre a Avenida Integração e a Rua Carolina.