Chitolina aprova projeto que autoriza entrega de remédios prescritos por médicos particulares

por Roneir Correa de Menezes publicado 14/08/2020 10h20, última modificação 13/08/2020 13h34

Foto: Gilson Carlos

Daniela Melhorança / Assessoria Gabinete

Durante a 25ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sinop realizada dia 10/08/20, o vereador Luciano Chitolina aprovou um importante Projeto de Lei e duas indicações.

O Projeto de Lei nº 064/2020 - Dispõe sobre o fornecimento de medicamentos mediante a apresentação de receitas prescritas por médicos particulares no âmbito da rede pública de saúde do Município de Sinop. Ele seguiu a mesma argumentação do projeto de lei 063/2020, aprovado na 23ª sessão, realizada dia 27 de julho, e que autoriza exames médicos de pacientes encaminhados por médicos da rede particular.

Desta vez o a matéria recebeu pareceres favoráveis das comissões competentes. Em votação, o projeto foi aprovado em primeira e única votação, por unanimidade entre os vereadores presentes. Agora a matéria será encaminhada para sanção da prefeita.

“Estou confiante porque o projeto autoriza a entrega de medicamentos que já estão na rede pública, então não vai gerar um gasto a mais para prefeitura e vai evitar problemas como o que aconteceu em 2014 quando 12 mil frascos do remédio sulfametoxazol (usado para tratar infecções bacterianas), foram comprados pela prefeitura de Sinop e nove mil deles venceram no depósito, além de outras que também perderam o prazo de validade. Um prejuízo de mais de R$ 10 mil aos cofres públicos.

Já as duas indicações de Chitolina pediram melhorias no trânsito de Sinop. A primeira solicitou a pintura de todos os quebra-molas das avenidas Sibipirunas e Acácias, no trecho entre as avenidas Flamboyans e Embaúdas. “Tal serviço é necessário pois os obstáculos estão com a pintura desgastada e praticamente invisíveis aos motoristas. Muitas pessoas passam pelos obstáculos em alta velocidade pois não os veem, o que tem ocasionado acidentes.”, explicou Chitolina.

E a segunda solicitou uma faixa elevada na Avenida André Maggi, cruzamento com Avenida Figueiras (sentido do centro para o bairro). “No local mencionado existe um obstáculo no sentido bairro centro, o que ajuda mas, para garantir que os pedestres consigam atravessar completamente e os carros consigam cruzar a avenida é necessária a faixa também no sentido centro bairro”, disse.

Chitolina ainda agradeceu ao governador Mauro Mendes e a Secretaria de Educação Marioneide Angélica Kliemaschewsk que atenderam ao pedido feito na sessão do dia 20 para contratar novos professores interinos. Até dia 28/06 tinham sido contratados 3,5 mil profissionais em todo Estado e em Sinop foram mais de 300 professores. “Fizemos o pedido em tribuna e protocolamos nossa preocupação com o Secretário da Casa Civil quando veio a Sinop e ficamos felizes de ver o resultado”.