Chitolina aprova tradução de LIBRAS nas sessões da Câmara

por Gilson Santos publicado 12/04/2019 13h30, última modificação 11/04/2019 15h43
Chitolina aprova tradução de LIBRAS nas sessões da Câmara

Foto: Gilson Carlos

Daniela Melhorança/Assessoria Gabinete

Durante a 9ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada dia 05/04/19, o vereador Luciano Chitolina (PSDB) aprovou projeto de resolução instituindo a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a tradução simultânea dos trabalhos parlamentares nas sessões. Chitolina preocupou-se em tornar os trabalhos dos vereadores mais acessíveis a população, dando acessibilidade as pessoas que não escutam. Com isso nas próximas sessões será introduzida a figura da tradutora de Libras para que mais pessoas compreendam os trabalhos da Câmara Municipal de Sinop.

Chitolina também apresentou duas indicações ao secretário de obras solicitando manutenção de ruas e estradas. A primeira pediu manutenção da rua dos Açaís no Bairro Jardim imperial. E a segunda solicitou patrolamento e cascalhamento da Estrada Clotilde, que cruza a MT 423 e faz um “pé de galinha” com a Estrada Judith na Comunidade Branca de Neve.

“Recebemos denúncias de moradores de que desde Fevereiro a estrada encontra-se intransitável, em péssimas condições de trafegabilidade, tanto que a prefeitura anexou placas indicando que a mesma estaria em obras e até publicou alerta no site do executivo, entretanto as obras de manutenção não foram concluídas e a cada dia que passa a situação da estrada piora, prejudicando muito a sociedade que utiliza a estrada”, pontuou o vereador.

Encerrando sua participação na sessão Chitolina agradeceu aos dentistas Hamilton Delucci Jr e Rafael Julian, da Clínica Odontológica Risodente, Secretaria Municipal de Saúde e que resultou em uma ação social na Escola Basiliano do Carmo de Jesus, no Residencial Lisboa, onde foram distribuídos 350 kits para higiene bucal contendo escova e pasta de dente.

Os alunos de 10 a 13 anos assistiram uma palestra sobre a importância da prevenção e a maneira adequada de escovar os dentes ministrada por acadêmicos de odontologia e pelos dentistas especializados em ortodontia. Depois foram para prática mostrando o que aprenderam. “A saúde bucal é importantíssima e aprender a escovação correta desde cedo evita muitos problemas futuros. Pensando nisso aprovei a Lei Nº 2600/2018 que institui a "Semana Municipal de Saúde Bucal" no mês de outubro em Sinop. Esta ação com a Risodente e a prefeitura foi um projeto-piloto para implantarmos em definitivo no mês de outubro a semana da saúde bucal”, finalizou Chitolina.