Chitolina briga pelo Conselho Tutelar e passarelas para travessia nos valetões

por Gilson Santos publicado 05/04/2019 13h35, última modificação 05/04/2019 13h36
Chitolina briga pelo Conselho Tutelar e passarelas para travessia nos valetões

Foto: Gilson Carlos

Daniela Melhorança/Assessroia de Gabinete

Durante a 8ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sinop o vereador Luciano Chitolina consegui aprovação do Projeto de Resolução 003/2019 em primeira votação e de duas indicações. Mas a maioria dos vereadores negou as emendas feitas por Chitolina e pelo vereador Adenilson Rocha ao projeto de lei 010/2019 do Executivo que modificava o funcionamento do Conselho Tutelar de Sinop e criava um segundo Conselho.

“Desde 2017 peço que seja criado um segundo Conselho Tutelar, agora a prefeita vem com uma votação a toque de caixa, sem atender as reivindicações dos conselheiros, criando apenas no papel para atender prazos nacionais, sem dar estrutura, aumentando o trabalho e sem reconhecer quem tem um papel tão importante que é o de atender as crianças e jovens em situações de risco, abuso e violência. É um absurdo”, disse o vereador.

Em suas emendas Chitolina e Rocha solicitavam que os conselheiros fossem formados, que a carga horaria fosse a mesma de atualmente, que não fosse exigida dedicação exclusiva e autorizavam a reeleição. “Tempo para fazer um projeto completo houve, porque falamos disso há 2 anos, o que não teve foi boa vontade para entender a importância desse conselho e valorizá-lo, é lamentável”.

O Projeto de Resolução aprovado em 1ª votação foi o 003/2019 que institui a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a tradução simultânea dos trabalhos parlamentares nas sessões da Câmara. Já as indicações solicitam a implantação de um Plantão Fiscal da Tributação e a confecção de calçamento nos canteiros centrais das avenidas nos pontos de travessia de pedestres.

“Atualmente os pedestres de Sinop tem uma grande dificuldade de atravessar as avenidas da cidade porque, apesar de existir as faixas de pedestre nas avenidas, quando chegam aos canteiros não há calçamento, a maioria é coberta por gramados e em muitos casos existem os valetões. Precisamos fazer passarelas e garantir o direito universal de ir e vir do cidadão”, destacou Chitolina.

Encerrando sua participação Chitolina lembrou o dia mundial de conscientização do autismo (02/04) e a LEI Nº 2546/2018, de sua autoria, que dá as pessoas com Transtorno do Espectro Autista - TEA e seus acompanhantes o direito a atendimento preferencial. O vereador alertou os estabelecimentos públicos e privados para que respeitem essa importante lei e finalizou se dirigindo a sociedade: “Exijam seus direitos”.