Chitolina quer implantação do “Consultório na Rua” em Sinop

por Gilson Santos publicado 09/05/2019 19h04, última modificação 09/05/2019 19h04
Chitolina quer implantação do “Consultório na Rua” em Sinop

Foto: Gilson Carlos

Daniela Melhorança/Assessoria Gabinete 

Durante a 13° sessão ordinária realizada segunda-feira (06), o Vereador Luciano Chitolina aprovou duas indicações: a primeira pediu limpeza na Rua dos Diamantes, no Bairro Jardin Perola e a segunda solicitou ao Secretário Municipal de Saúde, Gerson Danzer, um estudo para a implantação do “Consultório na Rua (eCR)'' em Sinop.

  A indicação baseia-se na PORTARIA Nº 122, de 25 de janeiro de 2011 que considerando a necessidade de integração intersetorial entre as Políticas de Saúde e as demais políticas públicas, visando a melhorar a capacidade de resposta às demandas e necessidades de saúde inerentes à população em situação de rua, traça as diretrizes de organização e funcionamento das equipes dos Consultórios na Rua (eCR). As equipes desenvolverão ações de Atenção Básica, seguindo os fundamentos e as diretrizes definidos na Política Nacional de Atenção Básica. As atividades das eCR incluirão a busca ativa e o cuidado aos usuários de álcool, crack e outras drogas, desempenhando as atividades in loco, de forma itinerante, desenvolvendo ações compartilhadas e integradas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, quando necessário, também com as equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), dos serviços de Urgência e Emergência e de outros pontos de atenção, de acordo com a necessidade do usuário.

            A ideia do Vereador Luciano Chitolina é que Sinop passe a receber incentivo financeiro mensal do Governo Federal para custeio das equipes de Consultório na Rua, uma verba que varia de R$ 9.500,00 (nove mil e quinhentos reais) a R$ 18.000,00 (dezoito mil reais) por mês. “Está é uma alternativa para trazer recursos significativos da União para Sinop e ao mesmo tempo levar a saúde para perto da população, atendendo aqueles que mais precisam”, explicou Chitolina que completou, “Mas para que dê certo é preciso projeto e força de vontade e esperamos que a prefeitura aproveite essa oportunidade