Chitolina quer que Ciclistas recebam aulas de direção defensiva
Daniela Melhorança - Assessoria Gabinete
Durante a 39ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada dia 18 de novembro o Vereador Luciano Chitolina apresentou a emenda aditiva 016/2019, apresentando suas emendas impositivas a LOA (Lei Orçamentaria Anual), aprovou o Projeto de Lei 126/2019, feito em parceria com os vereadores Remídio Kuntz e Hedvado Costa e duas indicações.
O PROJETO DE LEI Nº 126 /2019 foi aprovado por unanimidade. Ele transformou em praça municipal a quadra 25, localizada entre as ruas Caviúnas, Romãs, Amendoeiras e Camélias, no Jardim Maringá de Sinop. Além disso o projeto ainda nomeou a mesma denominado-a Praça Municipal Munefumi Matsubara.
“Sr Matsubara era um estudioso, um homem que lutou por Sinop e pela melhoria da agricultura de nossa região, o valor de sua pesquisa é imensurável, e é mais do que justa essa homenagem, que demonstra o carinho de todos nós e nossa gratidão a ele e ao seu trabalho”, explicou Chitolina.
Nas indicações o vereador Luciano solicitou que a prefeitura divulgue na página oficial do município o cronograma de coleta de lixo, constando dias e bairros em que os caminhões de lixo passam, facilitando assim a vida dos moradores e também que as secretarias de educação e de trânsito ministrem nas escolas do município cursos orientativos de direção defensiva para os alunos ciclistas.
Sinop é uma cidade onde a bicicleta é um importante veículo de locomoção, especialmente pela geografia da cidade que facilita os deslocamentos e por isso o número de ciclistas na cidade é bastante expressivo, tanto de ciclistas que utilizam a bicicleta para estudar e trabalhar como aqueles que utilizam para esporte e lazer. Entretanto são muitos os casos de acidentes de trânsito envolvendo ciclistas, infelizmente, muitos deles com vítimas fatais.
“Faz-se necessário urgente que a prefeitura lance um olhar para esta parcela da população, colaborando com a orientação preventiva. Assim sugerimos que a Guarda Municipal em parceria com a Secretaria de Educação ministre cursos de direção defensiva nas escolas do município para que estes alunos ciclistas corram menos risco nas ruas”, disse Chitolina.