Com aprovação de Indicações, Câmara Mirim realiza última sessão do ano nesta quinta-feira (16)

por Suzana Machado/Assessoria Câmara Municipal — publicado 16/11/2023 20h04, última modificação 16/11/2023 20h04

Os vereadores mirins participaram nesta quinta-feira (16.11) da última reunião da Câmara Mirim do ano de 2023. 

Durante a sessão mirim foram apresentadas oito Indicações. As demandas foram direcionadas às secretarias municipais de Obras e Serviços Urbanos e de Trânsito e Transporte Urbano. 

A vereadora mirim Lunna da Costa Luz solicitou que seja feita reforma na praça principal do Loteamento Alto da Glória. “O local é um ponto de lazer para muitos moradores e está em estado precário, com brinquedos desgastados, bancos em péssimo estado de conservação, não tem lixeiras, fato que atrapalha e até torna perigoso o lazer dos moradores que frequentam a praça.” 

Outra cobrança foi com relação aos cuidados com a praça do bairro Jardim das Oliveiras. De acordo com o vereador mirim Kauê de Aquino Silva, o local está abandonado. “É preciso trocar as lâmpadas antigas por lâmpadas de LED para que o ambiente fique mais claro. Além disso, a praça necessita de brinquedos ou academia ao ar livre, instalação de lixeiras, bancos, poda da grama e árvores”, destaca o parlamentar mirim. 

Outra Indicação, da vereadora mirim Júlia Gonçalves Barbosa, pede que sejam implantadas lombadas ou faixas elevadas de pedestres e placas de sinalização em frente aos parquinhos infantis. “É preciso aumentar a segurança dos munícipes que frequentam esses espaços e tentar diminuir o número de acidentes em nossa cidade.” 

A implantação de semáforos no cruzamento da Avenida André Maggi com a Avenida Bruno Martini também foi apontado entre as demandas. “Este cruzamento necessita da implantação urgente de semáforos, pois o local se encontra muito perigoso, principalmente em horários de pico, quando o fluxo de veículos fica mais intenso”, ressalta a vereadora mirim, Raphaella Secolini Santin. 

A pasta de Obras recebeu, entre os pedidos, a necessidade de mais atenção com os moradores do bairro Jaraguá do Sul, que enfrentam desespero diante das frequentes queimadas em uma área verde. “Além disso, o acúmulo de lixo pós-incêndio atrai mosquitos da dengue e animais venenosos emergem após as chuvas. Sem árvores, anteriormente parte de uma reserva, os moradores anseiam ainda transformar o local em parque ou academia”, ressalta o vereador mirim Luís Henrique Félix Bêss. 

A vereadora mirim Ana Vitória Rodrigues dos Santos solicitou à mesma pasta que seja feito o asfaltamento e iluminação adequada na Estrada Cláudia, entre o Residencial Daury Riva e o Residencial Iguatemi. “O objetivo é gerar mais qualidade de vida aos moradores daquela região. Não há iluminação adequada, o que favorece a ação de meliantes que se encondem em matagais para praticarem roubos e outros delitos. Acidentes de trânsito também ocorrem devido a baixa visibilidade.” 

Foi cobrado também a construção de uma praça de esportes ao lado da Escola Estadual Paulo Freire. “A estrutura atenderá a juventude que terá um local de lazer e poderá exercitar-se. Um estímulo para que os jovens saiam da frente das telas de celulares e interajam socialmente”, defende a autora da Indicação, a vereadora mirim Yasmim da Silva Rodrigues. 

Asfaltamento na comunidade Nossa Senhora de Fátima também foi outra demanda apresentada na sessão mirim. “O bairro já tem alguns anos e ainda não possui asfalto em nenhuma parte de sua extensão. Na época de chuva a lama que se forma é transtorno para os moradores e no período da seca a poeira levantada causa doenças respiratórias nas pessoas”, relata a vereadora mirim Yulli Raika da Silva Alves. 

Todas as Indicações apresentadas pelos vereadores mirins são encaminhadas a seus respectivos vereadores padrinhos que podem inserir tais demandas nas pautas oficiais da Câmara Municipal de Sinop durante as sessões ordinárias.