Com intermediação dos vereadores, professores e prefeitura chegam a acordo

por Assessoria Câmara de Sinop — publicado 30/04/2018 15h35, última modificação 30/04/2018 17h12

Com uma atuação firme da Câmara Municipal de Sinop, professores e a prefeitura chegaram um acordo em relação à pauta de reivindicações dos servidores. Após reunião realizada na sexta-feira (27), ficou acordado que os professores terão redução da carga horária de 38 para 36 horas e os técnicos de 40 para 30 horas a partir de julho, que a prefeitura irá pagar os 11 dias descontados em decorrência da greve numa folha complementar que deve ficar pronta até 15 de maio, e que no dia 10 haverá outra reunião para discutir a alteração dos coeficientes das tabelas de apoio e técnicos.

A busca pelo acordo foi intermediada pelos vereadores desde o início da greve, quando os professores buscaram apoio no Legislativo para tentar antecipar a reunião com a prefeita Rosana Martinelli e se fizeram presentes nas sessões ordinárias mostrando a mobilização. Durante a reunião, os vereadores se colocaram ao lado dos trabalhadores e interviram, principalmente, para chegar ao acordo sobre o pagamento dos dias descontados. "Nós vamos lutar sempre em prol da Educação e esperamos que o poder executivo municipal cumpra com o que ficou definido durante a reunião. A Educação tem que ser a bandeira número um da administração pública e os direitos dos professores devem ser respeitados para que a classe não sofra mais com processos desgastantes como esses", declarou o presidente da Câmara, Ademir Debortoli.

As ações dos vereadores foram reconhecidas pela presidente da subsede do Sintep em Sinop, Maria Aparecida Lopes. “Graças a Deus conseguimos fazer com que a prefeita entendesse a nossa pauta, de fato. Os vereadores estão de parabéns porque somaram coletivamente, falaram positivamente no sentido de que era necessário a gente avançar para que nós não precisássemos mais retomar uma greve, porquesabemos o quanto uma greve é prejudicial para nós e para a sociedade de um modo geral”, declarou Maria.

Estiveram na reunião o presidente da Câmara, Ademir Debortoli (MDB) e os vereadores Joacir Testa (PDT), Professora Branca (PR), Billy Dal Bosco (PR), Dilmair Callegaro (PSDB), Ícaro Severo (PSDB), Maria José (MDB), Remídio Kuntz (PR), Leonardo Visera (PP), Adenilson Rocha (PSDB) e Joaninha (MDB).