Comissão de Saúde da Câmara averígua denúncias na UPA

por Suzana Machado/Assessoria Câmara Municipal — publicado 02/03/2023 15h51, última modificação 02/03/2023 15h51

Em atendimento a reclamações e denúncias de usuários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na Avenida André Maggi, a Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Sinop esteve no local, na segunda-feira (27), após a sessão, para averiguar apontamentos relacionados a qualidade da alimentação oferecida aos pacientes e problemas estruturais, como por exemplo, tomadas quebradas, danos na rampa de acesso das ambulâncias e a situação das cadeiras para acompanhantes que, de acordo com os denunciantes estariam quebradas e rasgadas, inclusive oferecendo risco de queda.

O presidente da Comissão, vereador Moisés do Jardim do Ouro (PL) e o relator, vereador Hedvaldo Costa (Republicanos), foram recepcionados na unidade pela coordenadoria da equipe médica. Os parlamentares tiveram acesso a todos os setores aos quais solicitaram visitar.

De acordo com Moisés, durante a fiscalização, a Comissão conversou com seis pacientes sobre a qualidade da alimentação, sendo que os mesmos estavam em salas de internações diferentes. “Estas seis pessoas com as quais falamos nos afirmaram que a alimentação é de péssima qualidade, além disso, duas delas, disseram ter passado mal após a ingestão dos alimentos. Na ocasião, inclusive, pedi uma marmita para experimentar. Apesar de não ter excelente qualidade, a comida não estava azeda”, relata o parlamentar.

A Comissão ainda constatou na sala de Internação 1, que, das quatorze tomadas, seis estavam danificadas e na sala de Internação 3, das quatorze tomadas, sete estavam com danos. Além de serem usadas para carregar celulares, as fontes também são utilizadas para conectar os aparelhos de tratamento dos pacientes. Foi observado ainda que quase todas as cadeiras, que antes eram usadas para sorologia e hoje servem para os parentes dos pacientes repousarem, estão quebradas e rasgadas, conforme as denúncias recebidas. A rampa de acesso das ambulâncias à Unidade, para transporte de pacientes, também está danificada.

A fiscalização resultou em um relatório entregue pela Comissão à Secretaria Municipal de Saúde.

“Cobramos, em nome da população de Sinop, que paga seus impostos e que tem o direito ao serviço de qualidade, que imediatamente a prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, troque as cadeiras danificadas, as tomadas quebradas, conserte a rampa interna de acesso das ambulâncias à Unidade e melhore completamente a qualidade da alimentação servida aos pacientes da UPA. Solicitamos ainda que se dê mais celeridade aos atendimentos, uma vez que muitos usuários reclamaram do tempo de espera para serem atendidos na unidade”, explica o vereador Hedvaldo Costa.

O vereador Luis Paulo da Gleba (PROS) também compõe, como membro, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Sinop.