Comissão visita UBS do Menino Jesus e atendimentos diurnos retornam nesta quarta

por Suzana Machado/Assessoria Câmara de Sinop — publicado 27/02/2018 17h20, última modificação 27/02/2018 17h23

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Sinop visitou na manhã desta terça-feira (27), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Menino Jesus, que está com os atendimentos diurnos suspensos desde a última sexta-feira (23). No mesmo local, à noite, funciona a Unidade de Pronto Atendimento da região.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Arnaldo Catelan, que acompanhou os vereadores, a equipe diurna da UBS solicitou à secretaria que fosse feita verificação e adequações no prédio para melhorar o atendimento aos pacientes e também as condições de trabalho no local. “Vamos fazer alguns reparos na estrutura, que proporcionarão, por exemplo, mais privacidade nos atendimentos, instalação de ar-condicionado e outros ajustes. Os atendimentos à noite não foram paralisados, permaneceram de forma normal e o atendimento diurno já será retomado nesta quarta-feira [28]”, informou o secretário.

Catelan também afirmou que a prefeita Rosana Martinelli já autorizou a pasta para que a mesma comece os tramites para licitar a construção de uma nova UBS para contemplar a região do bairro Menino Jesus. “Já estamos vendo local e dando início a esse processo para que essa nova unidade seja construída o mais breve possível”, acrescentou o representante da Saúde.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Hedvaldo Costa (PR), declara que durante a visita foram constatados os problemas estruturais do prédio, porém os parlamentares puderam verificar que a unidade conta com equipes, equipamentos e materiais necessários para os atendimentos. “Entendemos as reivindicações dos funcionários e percebemos a prontidão do secretário em procurar resolver essa questão o mais breve possível para que os atendimentos sejam retomados. A estrutura do lugar não foi feita para atender a um posto de saúde, ela foi criada emergencialmente para atender a uma demanda da região. É necessário corrigir os problemas físicos, mas também ouvir a equipe para atender suas demandas, para que a mesma possa trabalhar de maneira tranquila e satisfeita”, aponta o vereador.

Durante o dia, para os atendimentos de Saúde da Família, a unidade trabalha com duas equipes e à noite, nos atendimentos de emergência e urgência, com uma equipe composta por um médico, um enfermeiro, cinco técnicos de enfermagem, um recepcionista, um motorista de ambulância e uma zeladora.

Com um atendimento médio de 70 a 100 pessoas por noite, a “Upinha” tem estrutura para atender, estabilizar e encaminhar os pacientes, quando necessário, à UPA 24 horas ou para os hospitais Santo Antônio e Regional de Sinop.

Integram a Comissão de Saúde da Câmara Municipal os vereadores Hedvaldo Costa (PR), Joacir Testa (PDT) e Maria José (MDB).