Cooperativas de Sinop serão contempladas com resfriadores de leite

por Raphaella Padilha/Assessoria Gabinete Deputado Dilmar Dal' Bosco — publicado 03/08/2017 10h10, última modificação 03/08/2017 10h22
Conquista é resultado de demandas apresentadas pelo presidente da Câmara, Ademir Bortoli e vereador Billy Dal Bosco

As demandas apresentadas pelo presidente da Câmara Municipal de Sinop (MT), Ademir Bortoli (PMDB) e o vereador Billy Dal Bosco (PR) ao deputado estadual Dilmar Dal’ Bosco (DEM), resultaram na conquista, junto a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), da doação de resfriadores de leite para cinco associações rurais sinopenses.   

Os cinco resfriadores, que já estão em processo de tomada de preço e deverão ser adquiridos até o meados de setembro, terão capacidade de armazenamento de um mil e dois mil litros de leite e serão destinados às associações produtivas de pequenos agricultores sinopenses do Vale do Teles Pires, Matrinxã, Córrego Fundo, Núcleo Campos Novos e a Cooperativa Selene.  “É uma determinação do governador Pedro Taques que sejam beneficiadas as associações e cooperativas que estejam organizadas e que haja vocação produtiva por parte dos agricultores familiares beneficiados. A doação desses equipamentos faz parte do programa do Pró-Leite, que tem por objetivo fortalecer a cadeia leiteira, desde a produção, industrialização e comercialização”, afirmou Dilmar. 

O deputado lembra que a produção de leite é a principal atividade econômica da agricultura familiar mato-grossense. Ele acrescenta que existe uma necessidade urgente de investimentos em toda cadeia produtiva, que tem na falta de assistência técnica, na ausência de mão de obra qualificada e na dificuldade de acesso ao crédito e ao escoamento, seus principais gargalos. Outra dificuldade enfrentada por essas famílias diz respeito a regularização fundiária de suas propriedades. “Existe um contra censo em Mato Grosso. Nós possuímos o maior rebanho bovino do Brasil, com aproximadamente 30 milhões de cabeças de gado, mas a grande maioria desses animais são para abate, prova é que ocupamos apenas  a décima colocação no ranking brasileiro dos maiores produtores de leite do país,  com produção de 734 milhões de litros/ano. Os números mostram que existe uma necessidade urgente de melhoramento de toda a cadeia leiteira, atividade característica da agricultura familiar”, defendeu o parlamentar. 

De acordo com  o vereador Billy Dal’ Bosco, por meio desses projetos, os agricultores familiares têm aumentada sua possibilidade de renda, uma vez que ao beneficiar a matéria-prima acontece um agregamento de valor. “No caso específico dos resfriadores, o leite que anteriormente era comercializado in natura, tem o valor acrescido em até 30% se resfriado, aumentando a  renda obtida pelo assentado”, complementa o vereador.