CPI do transporte público deve concluir trabalhos depois do recesso parlamentar

por Maria Helena Benedet/Assessoria Câmara Municipal — publicado 07/12/2021 16h37, última modificação 07/12/2021 16h37
CPI do transporte público deve concluir trabalhos depois do recesso parlamentar

Foto: Arquivo C.M.S.

A CPI (Comissão de Inquérito Parlamentar) que investiga o Transporte Público de Sinop só deve terminar os trabalhos no ao que vem. Pelo menos essa é a previsão do presidente da comissão, Moisés do Jardim do Ouro (PL). A informação foi dada pelo próprio presidente durante a sessão dessa segunda-feira (6), na Câmara. Também fazem parte da comissão só vereadores Dilmair Callegaro (PSDB), relator, e Celsinho do Sopão (Republicanos), membro.

Segundo Moisés, a meta era concluir os trabalhos antes do recesso parlamentar, previsto para começar dia 21 deste mês, mas a possibilidade da realização de viagens para conhecer outros métodos de transporte público, deve alterar o calendário. “Estamos viabilizando a viagem para uma cidade de São Paulo, onde a Prefeitura administra o transporte público e para Bahia, onde o transporte funciona por aplicativo, as pessoas têm acesso sobre horários de ônibus, trajeto, linhas, enfim, tem um leque de informações sobre os ônibus, pelo celular. Queremos conhecer, pois a CPI deve apresentar à Prefeitura soluções para melhorar a qualidade dos serviços prestados em Sinop, já que esse é um anseio da população”, adiantou lembrando que a CPI recebeu um abaixo-assinado com mais 500 assinaturas cobrando a melhora dos serviços. “Não está nada definido ainda, dependemos da liberação dessas viagens, mas se der certo (as viagens) acredito que não será possível concluir os trabalhos ainda este ano e só devemos apresentar o relatório final quando a Câmara retornar aos trabalhos legislativos no ano que vem, o que ainda estará dentro do prazo”, informou.

A CPI foi criada em agosto desse ano e tem o prazo de 180 dias para concluir os trabalhos. Os parlamentares realizaram oitivas onde ouviram usuários do transporte público em Sinop, percorreram, de ônibus, algumas linhas e trajetos dentro da cidade e avaliaram as condições dos veículos bem como pontos de ônibus. Tudo o que for apurado fará parte do relatório que será entregue à Prefeitura para que tome as medidas necessárias e melhorar a qualidade dos serviços prestados no município.