CPI que apura denúncias sobre instituto ouve secretária de Saúde

por Igor Marangon/Assessoria Câmara Municipal — publicado 08/06/2022 12h25, última modificação 14/06/2022 13h52

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada na Câmara de Vereadores de Sinop para apurar as denúncias de irregularidades no contrato de serviços do Instituto Social Saúde Resgate à Vida (ISSRV) ouviu, nesta quarta-feira (08), a secretária municipal de Saúde, Daniela Galhardo.

Aos membros da Comissão, a secretária afirmou que diversas notificações apontando irregularidades foram feitas ao Instituto, inclusive cobrando a regularização documental por parte da empresa para que fossem feitos ajustes e aditivos no contrato. Grande parte dessas ocorrências não obtiveram retorno, e segundo ela, perduraram até a rescisão contratual no último dia 30 de maio.

A CPI tem objetivo de apurar os possíveis motivos dos atrasos de pagamento de salários aos prestadores de serviço do Instituto, além de identificar repasses aditivos e irregularidades no contrato.  O ISSRV era responsável, desde 2018, pela administração da UPA e de outras cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Em oitivas anteriores foram ouvidos servidores ligados à Comissão Permanente de Controle e Avaliação, da Secretaria Municipal de Saúde e fiscais de contrato. Uma nova reunião deve ser agendada nos próximos dias. A CPI tem prazo de conclusão de 180 dias, a partir de sua formalização.

O vereador Mário Sugizaki (PODE) é o presidente da comissão, que é composta também pelos vereadores Paulinho Abreu (PL), relator, Célio Garcia (União Brasil), Luís Paulo da Gleba (PROS) e Lucinei (MDB), membros.