De autoria de Sugizaki, Câmara aprova PL que cria campanha para controle populacional de cães e gatos

por José Roberto Gonçalves/Assessoria Parlamentar — publicado 22/03/2023 15h22, última modificação 22/03/2023 15h22

A Câmara de Sinop aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira (20), o Projeto de Lei nº 002/2023, de autoria do vereador Mário Sugizaki (PODEMOS), que institui campanha de controle populacional de cães e gatos no município. O PL foi aprovado em segunda e última votação.

Conforme o autor, por ser uma questão humanitária, a esterilização de animais objetiva findar com os animais errantes e a alternativa é exatamente a castração dos animais em situação de rua, cujas crias indesejadas são cotidianamente abandonadas nas ruas e se tornam um problema de ordem pública.

A castração de cães e gatos, além de evitar o abandono e sofrimento de animais, é vital para a própria saúde humana, uma vez que animais sem os devidos cuidados são potenciais transmissores de doença”. A propositura encontra respaldo na Lei Federal n° 13.426/2017 e na Lei Estadual n° 10.740/2018.

Redutor de velocidade

Durante a sessão, duas indicações do vereador foram votadas e aprovadas. Na primeira delas, Mário Sugizaki cobra a instalação de redutores de velocidade na Avenida dos Ingás, em ambos sentidos, próximo ao cruzamento com a Rua dos Cedros, entre os bairros Jardim Maringá II e Jardim Botânico.

O objetivo é garantir a segurança de pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas, entre outros, que passam diariamente pela via. Muitos passam em alta velocidade pelo local, causando colisões e fazendo vítimas. A solicitação visa coibir o excesso de velocidade, permitindo a passagem mais segura de quem mora e de quem transita por aquela região”, explicou.

A indicação foi encaminhada prefeito Roberto Dorner e secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Rodrigo Varela.

Troca de lâmpadas

Em outra indicação, Sugizaki pede a manutenção corretiva da iluminação pública na Rua dos Coqueiros, no Jardim Botânico, nas proximidades do Estádio Gigante do Norte. A propositura foi encaminhada ao prefeito e ao secretário de Obras e Serviços Urbanos, Remídio Kuntz.

Os moradores solicitaram estes reparos por perceberem que a segurança do local fica prejudicada. Alunos e trabalhadores, ao retornarem para suas casas, se deparam com a escuridão, que facilita a ação de meliantes”, completou.