PL de Debortoli institui programa “Meu Primeiro Emprego”

por Suzana Machado/Assessoria Câmara Municipal — publicado 22/04/2021 16h33, última modificação 22/04/2021 16h33

O Projeto de Lei 004/2021, de autoria do vereador Ademir Debortoli (Republicanos) teve sua primeira apreciação aprovada durante a 12ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na segunda-feira (19.04). A proposta institui no município o Programa “Meu Primeiro Emprego”, que tem por objetivo fomentar a inserção de jovens com idade entre 16 e 24 anos no mercado de trabalho, capacitando-os e incorporando-os na atividade laboral.

O programa tem por finalidade a qualificação dos jovens para o mercado de trabalho e inclusão social; fomentar a geração de empregos e renda no município; diminuir o impacto de refluxos na atividade econômica para a juventude e incrementar a participação da sociedade no processo de formulação de políticas e ações de geração de trabalho e renda em Sinop.

“A taxa de desemprego na juventude é mais elevada do que na população acima de 30 anos e a exclusão social se torna uma realidade para muitos cidadãos jovens de Sinop. Os efeitos dessa exclusão são perniciosos sobre a vida futura desses indivíduos, tendo reflexos não somente em suas vidas profissionais, mas também efeitos destrutivos para a saúde psicológica e em suas relações sociais. O projeto é um primeiro passo para reduzir as desigualdades sociais, possibilitando aos

jovens terem emprego e um futuro digno na sociedade”, defende o parlamentar.

O projeto deve retornar para mais duas apreciações em plenário. O republicano também apresentou, durante a 12ª sessão, Indicação na qual pede para o poder executivo municipal afixar nas principais avenidas de Sinop, painéis eletrônicos que informem os dados pertinentes à arrecadação municipal aos recursos recebidos do governo estadual e federal. Tal publicidade tem como objetivo prestar esclarecimentos a comunidade e assim garantir a transparência das ações.