Debortoli encaminha PL para análise e cobra quebra-molas no Celeste

por Suzana Machado/Assessoria Parlamentar — publicado 28/06/2022 17h19, última modificação 28/06/2022 17h19

O vereador Ademir Debortoli (Republicanos) encaminhou um Projeto de Lei para análise das Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Sinop e apresentou uma Indicação, durante a 22ª sessão ordinária, realizada na segunda-feira (27.06).

O Projeto de Lei nº 040/2022, que será analisado pelas Comissões de Justiça e Redação e de Ecologia, Meio Ambiente, Saúde e Seguridade Social, institui, em Sinop, o Dia Municipal de Conscientização da Neuromielite Óptica, a ser comemorado anualmente no dia 27 de março.

A neuromielite óptica é conceituada como uma doença autoimune inflamatória do sistema nervoso central, caracterizada por atingir e destruir os nervos ópticos e a medula espinhal. Nessa doença autoimune, um anticorpo, denominado antiaquaporina 4, ataca uma proteína responsável por transportar água no sistema nervoso, causando a destruição e a perda de células e fibras nervosas, preferencialmente, na medula espinhal (mielite), bem como de fibras nervosas no nervo óptico (neurite óptica).

Na Indicação, o parlamentar aponta às secretarias municipais de Obras e de Trânsito, a necessidade implantação de quebra-molas na Avenida das Sibipirunas, entre as ruas das Ameixeiras e das Goiabeiras, no bairro Jardim Celeste.