Debortoli quer homenagear trabalhadores da construção civil

por Gilson Santos publicado 13/05/2020 18h40, última modificação 14/05/2020 17h01
Debortoli quer homenagear trabalhadores da construção civil

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

Foi aprovado em primeira votação na sessão da última segunda-feira (11), o Projeto de Lei 042/2020 de autoria do vereador Ademir Debortoli (Republicanos), que autoriza o Executivo a erguer o Portal do Trabalhador da Construção Civil, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário da Região Norte do Estado de Mato Grosso (Siticom) e outras entidades representativas da categoria.

Segundo a proposta o monumento será erguido em local a ser determinado pelo departamento de Patrimônio da secretaria de Administração do município. A obra, no entanto, deve ser executada pelo Siticom e parceiros.

Ademir Debortoli disse que a iniciativa tem por objetivo homenagear profissionais da construção civil, tais como: engenheiros, arquitetos, mestres de obras, pedreiros, carpinteiros, serventes, funileiros, eletricistas, encanadores, serralheiros, armadores e pintores que diretamente participam da construção de nossa cidade.

São esses trabalhadores e foram eles que deram forma artística e geométrica ao concreto e demais componentes físicos, da forma abstrata da criatividade do gênero humano, que desde a prancheta até a inauguração da obra passa por várias fases da inteligência humana, traduzida pelas profiss6es afins”, justificou o vereador.

O projeto deve passar por outras duas votações antes de seguir para a sanção do Executivo.

Ainda durante a 12ª sessão ordinária, o vereador Ademir teve aprovado o Projeto de Lei 038/2020 que promove alterações na Lei n° 2.727, de 19 de julho de 2019 que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura.

Com a intervenção, o artigo 23 passa a vigorar com nova redação, permitindo que projetos, ações, eventos e outras atividades promovidas ou realizadas por centros culturais, dentre os quais o Centro de Tradições Gaúchas (CTGs), ou ainda, em outros espaços culturais, de interesse público, tenham acesso ao financiamento do Fundo Municipal de Cultura.

Debortoli defendeu que “A referência expressa ao Centro de Tradição Gaúcha (CTG) no Município de Sinop como centro cultural e entidade legitima em atividades que fazem jus ao (FMC) Fundo Municipal de Cultura corresponde a preservação e a necessidade de promover uma história que começou desde 1977, quando o CTG Porteira da Amazônia de Sinop foi Fundado.

O vereador também teve aprovados dois requerimentos. O de número 044/2020 pede ao secretário de Obras e Serviços Urbanos, Edilson Rocha Ribeiro, informações sobre obras de drenagem de águas pluviais na Estrada Jacinta, saída do bairro São Cristóvão. Ao mesmo secretário, o Requerimento 045/2020 pede explicações quanto Contrato 072, de 2019, bem como sobre o Contrato de Financiamento a Infraestrutura e ao Saneamento -FINISA (Contrato 0522823/2019) e o PAR - Processo Administrativo de Responsabilizac5o 015/2019.

Por fim, Ademir também apresentou e teve aprovada a Indicação 132/2020 na qual pede à secretária de Educação, Esporte e Cultura, Veridiana Paganotti, que seja instituído no Calendário Oficial do município, o Dia da Comunidade Luterana.