Debortoli propõe PL em defesa de idosos contra fraudes e golpes

por Suzana Machado/Assessoria Câmara Municipal — publicado 11/05/2021 10h20, última modificação 11/05/2021 10h22

Com o objetivo de orientar a população idosa contra fraudes e golpes praticados por terceiros de má-fé, no âmbito do comércio eletrônico e da internet, o vereador Ademir Debortoli (Republicanos), propôs o Projeto de Lei 033/2021, que visa implantar em Sinop uma campanha municipal de orientação ao público da terceira idade com o intuito de prevenir que os mesmos sejam vítimas deste tipo de crime.

O PL determina que a campanha seja realizada, principalmente, a partir do 1º de outubro de cada ano (Dia Internacional dos Idosos) e terá duas semanas de duração. A iniciativa ainda terá duas frentes: uma educativa e outra preventiva.

Em sua justificativa, a proposta aponta que desde a declaração do início da pandemia pela Covid-19, o volume de transações no comércio digital cresceu cerca de 80% e as operações bancárias feitas por pessoas físicas por meio dos canais digitais (internet e mobile banking) também cresceram em movimentação com a quarentena e as medidas de isolamento social.

Os idosos, sendo parte do grupo de risco e sujeitos a um isolamento mais rigoroso, também passaram a fazer mais uso destas ferramentas. Muitos não estavam e ainda não estão habituados à utilização destas plataformas digitais, se tornando vítimas fáceis de golpistas. Por isso, se faz necessário esta atenção e cuidado, por meio de formas que os mantenham orientados, garantindo assim seus direitos e ainda assistindo de outras formas o público da terceira idade”, reforça o vereador.

O PL seguiu para análise das comissões permanentes da Câmara, na segunda-feira (10.05), durante a realização da 15ª sessão ordinária do ano.

O parlamentar apresentou, ainda durante o encontro, Moção de Aplauso ao cantor Eduardo Costa pela composição da música “Cuidado”.

Em Indicação, Debortoli solicitou às secretarias de Obras e Trânsito que se construa um quebra-molas, com urgência, na Rua Canforeiras, próximo ao portão principal da Escola Municipal Jurandir Liberino de Mesquita, no Jardim Violetas. Para as mesmas pastas, o vereador também indicou a necessidade de se implantar, com urgência, passagem elevada para travessia de pedestres em frente a Igreja Verbo da Vida, na Avenida Magda de Cássia Pissinatti, no Residencial Santa Cecília.