Dilmair homenageia pioneiro Valdemar Antoniolli com Título de Cidadão Sinopense Honorário

por Clayton Cruz/Assessoria Parlamentar — publicado 02/06/2023 18h23, última modificação 02/06/2023 18h23

A honraria foi aprovada em segunda e última votação na tarde da última segunda-feira (29).

Valdemar Antoniolli chegou com a família em Sinop no começo dos anos 80 para trabalhar inicialmente no setor madeireiro. Com os irmão, fundou a Coimal Madeiras, na margem direita da Rodovia Br-163, ao lado do Parque de Exposições.

Foi fundador do Rotary Club, do Sindusmad e da Acrinorte. Por três mandatos ocupou a vice-presidência da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), oportunidade em que ajudou a trazer para Sinop o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social da Indústria (Sesi).

Trabalhou pelo asfaltamento das rodovias MT-140 e MT-422 e para a instalação da primeira unidade do Corpo de Bombeiros Militar da Região Norte, em Sinop. Aliás, por este trabalho foi agraciado com a Medalha Anjos do Médio Norte, concedida pelo Comando Regional III.

Antoniolli também fundou a Escola de Floresta na Fazenda Jamanxim onde foi desenvolvido o Projeto Jamanxim de Manejo Florestal Sustentável da Amazônia. A iniciativa promoveu cursos para operadores do setor de exploração florestal, gerentes e proprietário das indústrias, com o objetivo de extrair com menor impacto na floresta.

O Seu Valdemar é um dos fazedores de Sinop. Uma pessoa de grande importância pra nossa cidade e para o desenvolvimento de nossa região. Quem não chegou lá nos anos 80 talvez não saiba como seria se não tivéssemos pessoas como o senhor e sua família”, discursou Dilmar.

O vereador destacou que o amor e as ações do pioneiro por Sinop, continuam. “Esse título nunca vem atrasado, sempre vem no momento certo e é mais do que merecido. Pelas mãos de vocês é que estamos onde estamos e que nossa cidade é o que é. Vocês tiveram coragem de vir na frente e ainda dão disponibilidade, boa vontade, sangue e o exemplo para outros que estão chegando aqui”.

Na mesma sessão foi aprovada Moção de Aplausos aos enxadristas Olavo Tadeu Carvalho Oliveira e Tobias Luiz Carvalho de Oliveira e equipe do Colégio CAD, pelas brilhantes participações no Campeonato Brasileiro e Sul-Americano de Xadrez.

Também é do vereador Dilmair Callegaro as indicações nas quais pede a implantação de um banco de leite materno e a necessidade da construção de faixa elevada na Avenida dos Carvalhos, nas proximidades da Praça Curitiba.

As indicações serão encaminhadas para o prefeito Roberto Dorner e para os secretários, Daniela Galhardo (Saúde) e Remídio Kuntz (Obras e Serviços Urbanos).