Dilmair homenageia pioneiros dando seus nomes a ruas de Sinop
Assessoria Câmara Municipal
O vereador Dilmair Callegaro (PSDB) apresentou na última sessão, quatro projetos dando nomes a ruas dos Residenciais Riviera Suíça I e II.
Uma das homenagens foi ao primeiro vereador de Sinop, Plinio Callegaro, de quem é filho. Segundo o projeto a Avenida A do Residencial Riviera Suíça I passa a se chamar Avenida Plínio José Callegaro. A via terá extensão de 1,1km.
O homenageado foi eleito vereador em 15 de novembro de 1976, quando Sinop foi elevada a Distrito de Chapada dos Guimarães. Sua passagem pelo legislativo foi marcada pela luta em favor da emancipação, o que aconteceu em 1979 pelas mãos do então governador Frederico Campos. Plinio Callegaro também foi fundador do Sinop Futebol Clube. Ele faleceu em janeiro de 2010.
A atual Avenida B, que corta os residenciais Riviera Suíça I e II irá receber o nome de Jair Ângelo Pinheiro da Silva. Ele chegou em Sinop em 1978 e montou uma pequena oficina especializada em radiadores. Anos mais tarde aumentou o negócio passando a trabalhar também como posto de molas. Jair Pinheiro, como era conhecido, foi secretário de Obras na gestão do ex-prefeito Nilson Leitão. Ele também atuou em diversas entidades como APAE e Clube dos Idosos. Também foi fundador do Clube Hípico e sócio fundador da Acrinorte. Jair Pinheiro faleceu em julho de 2014. A avenida que levará seu nome terá uma extensão de 240 m.
A terceira homenageada é Maria Lurdes Pinheiro da Silva, que durante mais de 30 anos foi casada com Jair Pinheiro. Ela chegou em Sinop em 1977 com sua família e trabalhou junto a diversas entidades e projetos sociais. Ela faleceu em maio de 2017. Seu nome será dado às atuais D e E no Residencial Riviera Suíça I. As vias, somadas, terão uma extensão de 410 m.
Antônio Nelson de Oliveira (Jacaré), será o nome dado a atual Rua L que com 2,28 km passa pelos residenciais Riviera Suíça I e II. Jacaré chegou em Sinop com sua família em 1979. Ainda adolescente trabalhou na indústria madeireira. No começo dos anos 90 tornou-se funcionário público, trabalhando na secretaria de Obras de Sinop. Ele faleceu em janeiro de 2019.
Ainda durante a sessão, o vereador Dilmair Callegaro teve aprovados quatro requerimentos e duas indicações.
Em um dos requerimentos o parlamentar pediu a prorrogação da CPI que investiga a paralisação de obras públicas no município. Dilmair requereu mais 60 dias para a apresentação do relatório. Ele é o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito.
Dilmair também pediu informações a respeito de repasses financeiros para instituições sociais. O requerimento será encaminhado à prefeita Rosana Martinelli e ao secretário Ademir Bortoli (Assistência Social).
Ao secretário de Saúde, Gerson Danzer, foi encaminhado pedido de informações a respeito de exames de Raio-X realizados nos últimos seis meses na Unidade de Pronto Atendimento – UPA.
Em parceria com o vereador Luciano Chitolina foi feito requerimento ao secretário Roberto Trevisan (Trânsito), para o envio de informações sobre a instalação dos radares nas avenidas de Sinop.
Entre as indicações está o pedido feito ao secretário Roberto Trevisan (Obas), para melhoria na sinalização das vias onde os radares estão sendo instalados e a substituição das lâmpadas queimadas nos postes de iluminação pública na Rua das Primaveras e Avenida dos Jacarandás, no Parque das Araras. A indicação deve ser encaminhada ao secretario de Obras, Daniel Brolese.
Um projeto de lei foi encaminhado para análise da Comissão de Justiça e Redação. A proposta trata da divulgação de informações referentes à aplicação dos recursos arrecadados com as multas de trânsito em Sinop.
Não há data prevista para que o texto seja colocado em votação no plenário.