Dilmair pede “sinal de vida” junto à faixa de pedestres
A proposta encaminhada para a secretaria de Segurança e Trânsito pede que sejam colocados sinais gráficos para orientar motoristas e pedestres como forma de evitar atropelamentos.
O sinal gráfico de uma mão estendida indicando a intenção de travessia da pista pintado junto à faixa de pedestres ou em placa, é usada há quase 30 anos em Brasília e mais recentemente em diversas capitais brasileiras.
A pessoa deve esticar o braço com a palma da mão voltada para os carros, esperar os veículos pararem e atravessar na faixa. Este sinal é como um diálogo entre o pedestre e o motorista, e foi criado para aumentar a percepção e respeito mútuo entre motoristas e pedestres. O novo sinal não é lei, mas é permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Além da sinalização, o vereador pede que sejam feitas campanhas educativas para que o uso do sinal se torne um hábito entre os sinopenses.
Ainda no sentido da promoção da segurança no trânsito, Dilmair pediu a instalação de uma faixa elevada em frente a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop (REFECCS).
Na mesma sessão foi aprovada em primeira votação um Título de Cidadã Sinopense Honorária à Sra. Rita Yolanda Krause.