Dilmair pede campanha de prevenção ao câncer bucal nas UBSs

por Clayton Cruz/Assessoria Parlamentar — publicado 09/05/2024 18h15, última modificação 09/05/2024 18h15

A sugestão é que cirurgiões-dentistas da rede municipal de Saúde realizem exames bucais para diagnóstico precoce do câncer nas Unidades Básicas Saúde do município, inspecionando os tecidos moles da boca, para averiguar a presença de lesões que podem ser tratadas no sistema público de saúde.

A medida é específica para pessoas com fator de risco ou sintomas que possam indicar suspeita de câncer bucal como as que usam cigarros eletrônicos (vapers), cigarros, charutos ou que frequentemente façam a ingestão de bebidas alcoólicas e trabalhadores expostos ao sol, comportamentos que favorecem a formação de feridas nos lábios.

Os pacientes devem ser orientados quanto à necessidade de atendimento especializado e serem encaminhados para realização de biópsias e o devido tratamento pelo setor de estomatologia, conforme a necessidade encontrada pela equipe de saúde bucal.

O vereador também apresentou indicação sugerindo a distribuição de repelentes nas escolas da rede pública municipal. A iniciativa deve servir como medida de proteção para as crianças e adolescentes diante do número de casos de dengue registrados no município.

Dilmair Callegaro também prestou homenagem a ex-servidora pública municipal, Marili Lando de Moura, que por 36 anos atuou na prefeitura de Sinop e hoje está no Previ como regente do Coral Vozes e Sorrisos, um projeto voluntário que já tem 2 anos.

O projeto já tirou muita gente da depressão e tem por objetivo trazer emoções, recordações em cada apresentação.

Também com moção de aplauso foi homenageada a senhora Josefa Vieira do Nascimento Faé, fisioterapeuta do Projeto Sorrisos não Envelhecem do Previ. Ela presta atendimento voluntário através de aulas de Pilates ao idosos aposentados. O trabalho busca melhorar a qualidade de vida, mobilidade, e, patologias.