Dilmair pede instalação de Centro de Tratamento de Queimaduras em Sinop

por Clayton Cruz/ Assessoria Parlamentar — publicado 16/05/2023 18h35, última modificação 16/05/2023 18h33

Estimativas do Ministério da Saúde, apontam quem por ano, mais de 100 mil pessoas são vítimas de acidentes envolvendo queimaduras no país. Ainda mais alarmante é o fato de que as crianças são cerca de 40% das vítimas dos acidentes que ocorrem em ambientes domésticos, seja por contato com líquidos quentes ou inflamáveis ou através de choques elétricos.

Para evitar sequelas ainda maiores é preciso que o tratamento correto seja feito o mais rápido possível. E neste sentido o vereador Dilmair Callegaro (PSDB), apresentou indicação sugerindo a criação de um Centro de Tratamento de Queimaduras (CTQ), no município de Sinop, por meio de parcerias público-privadas.

As queimaduras ainda são um grave problema de saúde pública mundial e apesar dos avanços no tratamento, é considerada uma urgência médica e um dos traumas com maior taxa de mortalidade”, disse o vereador justificando a proposta.

A indicação será enviada para o prefeito Roberto Dorner e para a secretaria de Saúde, Daniela Galhardo.

O vereador Dilmair também teve aprovada indicação na qual pede isenção da taxa de alvará de construção para famílias de baixa renda.

A indicação busca simplesmente adequar a legislação à realidade atual, de modo que o benefício da isenção alcance àqueles que mais necessitam. É direito das famílias de baixa renda à isenção dos tributos oriundos de pedidos de Alvará de Licença para Construção de habitações de interesse social, especialmente como medida de integração do direito social à moradia, garantida pela Constituição”, destacou.

A sugestão é direcionada ao prefeito Roberto Dorner e às secretárias Scheila Pedroso (Assistência Social, Trabalho e habitação), Adriana Casturino (Planejamento, Finanças e Orçamento), Faira Strapazzon (Governo e Projetos Estratégicos) e ao diretor da Prodeurbs, Luiz Henrique Magnani.

O projeto de lei isentando da taxa de vistoria os veículos movidos exclusivamente a energia e usados no transporte de passageiros por aplicativo, foi aprovado em segunda e última votação. A matéria segue para sanção do Executivo Municipal.