Dilmair pede instalação de estações de hidratação em pistas de caminhada

por Clayton Cruz/ Assessoria Parlamentar — publicado 23/03/2023 15h02, última modificação 23/03/2023 15h02

A sugestão do vereador Dilmair Callegaro (PSDB) foi apresentada, votada e aprovada durante a sexta sessão ordinária, na segunda-feira (20).

No texto o vereador pede que o município, através da secretaria de Educação, Esporte e Cultura, firme Parceria Público Privada (PPP), para viabilizar a instalação de estações de hidratação (bebedouros), nas pistas de caminhada.

O documento detalha como deve ser o serviço oferecido de forma gratuita aos usuários destes locais.

O equipamento, que já funciona em outras cidades do país, deve fornecer água gelada e possuir uma tela informando o horário e a temperatura. A estrutura também deve ter um dispensador de água para os animais.

O totem funciona sozinho e é acionado por meio de pedais e botões de segurança, estando  ligado à rede de energia e de abastecimento municipal de água. Um filtro interno elimina eventuais impurezas.

O equipamento é fabricado em alumínio, material reciclável e com durabilidade de cinco a oito anos, podendo ser explorado com publicidade.

É muito fácil e simples. Basta vontade do poder público para acontecer, uma vez que na parceria público privada é mínimo o investimento da prefeitura. Os ganhos para a população, no entanto, são enormes, visto que para o bom aproveitamento da atividade física, a hidratação é fundamental”, destacou o vereador.

Dilmair também é autor de uma indicação na qual sugere a criação de jardins filtrantes nas escolas da rede municipal. O projeto de paisagismo multifuncional integra diferentes filtros compostos por plantas nativas ou adaptadas capazes de degradar poluentes. Essa tecnologia sustentável, baseada na natureza, melhora a qualidade da água, utilizando plantas aquáticas, pedra e areia para o tratamento de esgoto, sem o uso de produtos químicos, reduzindo o mau cheiro e a proliferação de mosquitos.

O vereador ainda apresentou extrapauta um requerimento de informação para a secretaria de Saúde. Dilmair quer saber quantas mortes aconteceram na UPA nos últimos 26 meses; quantas dessas mortes foram por negligência ou erro médico; quando apurados os fatos, no caso de haver erro médico ou negligência, quais as providências tomadas e, por fim, se existe algum sistema de auditoria dentro da saúde do município, devendo, em caso positivo, remeter cópia do relatório com os devidos apontamentos.