Dilmair pede internet aberta em todas as unidades básicas de saúde

por Clayton Cruz/Assessoria parlamentar — publicado 23/02/2024 15h35, última modificação 26/02/2024 19h03

O vereador Dilmair Callegaro (PSDB) apresentou uma indicação na Câmara Municipal de Sinop pedindo que a prefeitura disponibilize internet aberta em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do município. A indicação foi aprovada na última segunda-feira (19).

Na justificativa da indicação, Callegaro afirma que a internet aberta nas UBSs contribui para facilitar a comunicação dos pacientes aos seus familiares, até pela demora dos mesmos serem atendidos.

"A internet é uma ferramenta essencial para a comunicação e o acesso à informação. A disponibilização de internet aberta nas UBSs contribuiria para a melhoria do atendimento aos pacientes e para a desburocratização dos serviços", afirma Callegaro.

Dilmair também é autor da indicação que sugere a realização de estudo técnico para que os novos loteamentos, e futuramente toda a cidade, possuam instalações das redes elétricas, água, esgoto, internet, telefonia e outros serviços em galeria subterrânea.

O atual sistema aéreo proporciona uma grande poluição visual e risco de acidentes, enquanto que os sistemas subterrâneos dispendem altas somas na recuperação do pavimento das obras de construção e manutenção, com difícil localização dos pontos com problemas.

Um sistema de galeria pode proporcionar um visual mais agradável, sem a presença de postes e fiação. Os sistemas paralelos dentro da galeria podem proporcionar fácil identificação de pontos falhos e fácil acesso para o trabalho de manutenção.

Os custos podem ser rateados entre as empresas que oferecem os serviços à comunidade, e o poder público, se for o caso.